Formado o primeiro consórcio multidisciplinar do estado do Piauí

Foi criado o Consórcio denominado CITCC-I, Consórcio Intermunicipal dos Territórios dos Cocais e Carnaubais – I (Consórcio Meio Norte) que é composto por 15 municípios: PIRIPIRI – PEDRO II – PIRACURUCA – CAPITÃO DE CAMPOS – DOMINGOS MOURÃO – LAGOA DO SÃO FRANCISCO – BRASILEIRA – SÃO JOSÉ DO DIVINO – COCAL DE TELHA – MILTON BRANDÃO – CABECEIRAS DO PIAUÍ – SÃO JOÃO DA FRONTEIRA – BOA HORA – BOQUEIRÃO DO PIAUÍ – NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.

Todos os ritos legais foram seguidos como mobilização e sensibilização dos prefeitos com a celebração de ACT – Acordo de Cooperação Técnica com o órgão gestor da política de saneamento básico no estado conforme a Lei 246 que é o IAEPI – Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – coordenado pelo Dr. Magno Pires – Diretor Geral em colaboração com o INCT – Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação CO2 Zero – presidido pelo Dr. Marcus Andrey Vasconcellos.

Os passos seguintes foram a assinatura do Termo de Intenções e realizado as audiências públicas nas câmaras de vereadores nos 15 municípios onde por meio de Lei, todas ratificaram os Protocolos de Intenções e hoje foi o dia da formalização do consórcio com a posse da diretoria e a aprovação do estatuto.

Nos dias 28 a 30 de junho os prefeitos irão visitar a usina de valorização de resíduos sólidos em Santa Catarina que será a mesma a ser instalada no município de Piripiri para atender ao consórcio. O próximo passo é a estruturação da PPP – Parceria Público Privado por meio da SPE – Sociedade de Propósito Específico com a entrada do investidor e o consórcio e a instalação da primeira usina está programada para julho/24.

Aterro sanitário é coisa do passado pois enterrar lixo e gerar chorume não se é mais admitido uma vez que do lixo as usinas de valorização produzirão: Biogás, Energia Elétrica, Biofertilizantes e material termoplástico: tijolo, telha, bloquete para calçamento de ruas, tubulação para redes de esgotos, etc…

Parabéns ao Excelentíssimo Dr. Magno Pires – Diretor Geral do IAEPI e ao Dr. Marcus Andrey Vasconcellos – Presidente do INCT e a todos as Prefeitas e Prefeitos do polo de Piripiri e em especial a Prefeita Jôve de Oliveira que foi nomeada presidente do consórcio Meio Norte e sobretudo parabéns ao Governador Rafael Fonteles que incentiva e apoia os estudos para implementar as usinas da vida no estado do Piauí.

Tags: , , , , ,