Governador Rafael Fonteles lança novo marco do saneamento básico no Piauí na APPM

O governador Rafael Fonteles (PT) lançou, na manhã desta segunda-feira (09/10) o novo marco do saneamento básico do Piauí em solenidade que aconteceu no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e contou com a presença de vários prefeitos.

De acordo com o gestor estadual o projeto tem como objetivo atingir as metas que estão previstas na lei federal. “[A meta] é garantir 99% de abastecimento da água até 2033 ou até 2040 e 90% de esgotamento sanitário também nessa mesma data. A gente precisa gerar essa solução conjunta com o apoio, obviamente, da iniciativa privada, porque são investimentos da ordem de dez bilhões de reais que são necessários pra atingir essa meta”, explica o governador.

“O Piauí tem o pior índice de esgotamento sanitário do país. Nós precisamos reverter essa situação porque é uma questão de saúde pública, qualidade de vida”, continuo o gestor. Em sua fala, Fonteles explicou ainda qual será o modelo adotado no novo marco do saneamento no estado. “O modelo é o que os demais estados estão fazendo, de concessão à iniciativa privada dos serviços de água e saneamento. Com isso a gente consegue os investimentos necessários para garantir o cumprimento das metas”, diz.

O presidente da APPM, Toninho da Caridade, em entrevista ao Conecta Piauí, afirma que a associação é simpatizante à iniciativa. “A proposta é favorável. Claro que temos que estudar ponto a ponto cada município, porque cada um tem uma realidade diferente. Mas nós não estamos tratando só de água, estamos tratando de saneamento básico, que é muito caro e nós precisamos da concessão pra trabalharmos juntos”, explica.

Toninho da Caridade ainda afirma que a parceria público-privada é fundamental para que a iniciativa atinja as metas estabelecidas. “Ela é essencial para que o saneamento básico chegue a todos os municípios. E não só na zona urbana dos municípios, mas também na zona rural”, conclui.

Tags: , , ,

 

Leia Também