Sasc visita família beneficiária do Piauí Acolhe e destaca impacto do programa

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou, nesta terça-feira (22), uma visita à casa de Rodrigo da Silva Santos, ajudante de pedreiro e pai de cinco filhos, no âmbito do programa Piauí Acolhe. Rodrigo, que perdeu sua esposa em 2021 em decorrência da Covid-19, é um dos 139 beneficiários desta iniciativa, que busca amparar famílias impactadas pela pandemia, especialmente aquelas que ficaram órfãs.

O Piauí Acolhe é um programa criado para minimizar os efeitos da orfandade resultante da Covid-19, com foco em ações de transferência de renda. O auxílio de R$ 500 mensais é destinado a menores de 18 anos que vivem em famílias com renda de até três salários mínimos. Além da transferência financeira, o programa conta com busca ativa e monitoramento nos 12 Territórios de Desenvolvimento do Estado, para identificar e incluir famílias que se enquadram no perfil do projeto na Rede Acolher de Proteção Social.

Sasc visita família beneficiária do Piauí Acolhe e destaca impacto do programa
Fabiane Monteiro, coordenadora do programa Nordeste Acolhe, relatou como chegou até a família de Rodrigo. “Estávamos realizando a busca ativa e acabamos sabendo por meio de um vizinho. Encontramos a família e passamos a orientá-los. As crianças não tinham RG, então levamos todas para tirar o documento e, assim, elas puderam começar a receber o benefício”, explicou.

Para solicitar o benefício são exigidos documentos como a certidão de óbito do responsável, comprovando a morte por Covid-19, certidão de nascimento do órfão, comprovante de residência, RG e CPF dos envolvidos, além de outros comprovantes que atestem a renda familiar e o vínculo com o Cadastro Único.

Rodrigo Santos expressou a importância do auxílio em sua vida. “Eu estava desempregado, tive que sair do trabalho para ajudar minha mãe a cuidar das crianças. Hoje, com o dinheiro do programa, compramos roupa, comida, remédio, material escolar. Ajudou bastante”, comentou.

O programa, que já conta com 139 beneficiários em todo o estado, segue expandindo suas ações, alcançando mais famílias e oferecendo suporte para enfrentar as dificuldades causadas pela pandemia.

 

Leia Também