A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou, nesta segunda-feira (18), a entrega de 160 certificados de conclusão das qualificações ofertadas pelo programa Qualifica Piauí, referentes ao segundo semestre de 2024.
Os cursos abrangem diversas áreas, como Corte e Costura, Cabeleireiro Básico, Mídias Sociais, Qualidade no Atendimento, Informática Básica, Técnicas de Vendas e Mecânico de Motocicletas. O objetivo é capacitar os participantes para ingressar ou se aprimorar no mercado de trabalho, promovendo inclusão social e geração de renda.
A secretária Regina Sousa esteve presente no evento e comentou sobre a importância da qualificação. ”Hoje, para conseguir um emprego, a qualificação e educação são muito importantes; é mais do que um conhecimento técnico, e o SINE também está aqui para ajudar nessa inserção no mercado de trabalho”, defende.
A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, também esteve presente na solenidade e destacou a importância da qualificação para transformar a vida das participantes. “Capacitar mulheres é mais do que prepará-las para o mercado de trabalho; é dar a elas uma oportunidade de reconstruir suas vidas, com independência e fortalecimento da sua renda. A autonomia financeira é essencial para romper com ciclos de violência e criar novas perspectivas”, afirmou.
“O programa nos deu mais do que aprendizagem técnica; ele nos mostrou que somos capazes de conquistar nossos sonhos e de superar qualquer dificuldade. Hoje, sinto uma mulher renovada”, declarou uma das formandas, Maria Helosia.
Durante a cerimônia, o superintendente do Trabalho, Renda e Inclusão, José Barros, destacou a importância do investimento estadual no programa. “Hoje, o Estado do Piauí investe em torno de 9 milhões de reais por ano para manter essa qualificação, para manter esta preparação. São muitos os exemplos que a gente tem de pessoas que fazem esse curso e que já têm uma renda assegurada”, cita.
Entre os beneficiados, Viviane Lima, participante do curso de Cabeleireiro Básico, compartilhou sua experiência. “O curso me ajudou não só a ser uma melhor profissional, mas também a administrar meu negócio. Aprendi bastante.” Atualmente, Viviane já utiliza o conhecimento adquirido para atender clientes em seu salão.