Sasc promove terceiro módulo da Formação Continuada para agentes do socioeducativo

Curso será ministrado para quatro turmas e realizado no Centro Educacional de Internação Provisória

Nesta terça-feira (26), a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado, iniciou o terceiro módulo da Formação Continuada Socioeducativa para agentes do socioeducativo, com o tema “Prevenção e Combate a Incêndios”. O curso será ministrado para quatro turmas e realizado no Centro Educacional de Internação Provisória (CEIP). As atividades visam capacitar os participantes em medidas preventivas e no manejo seguro em emergências envolvendo incêndios.

Segundo a diretora de Atendimento Socioeducativo, Cícera Andrade, o curso atende a uma exigência do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), que determina capacitações trimestrais sobre segurança para os servidores dos centros socioeducativos. “Esse treinamento é direcionado a todos os servidores, porque a prevenção de incêndios é essencial, não apenas nas unidades de trabalho, mas também na vida pessoal. Os participantes aprenderão como agir em situações de sinistro, como usar equipamentos específicos e até como prestar socorro em casos de desmaio ou pânico”, explicou.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado do Piauí e da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) com a capacitação técnica e a segurança.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Pedro Bento, reforçou a importância do treinamento para garantir a segurança nos centros e em outras edificações. “É essencial que os participantes compreendam os preventivos necessários nas edificações, as funções dos brigadistas e da equipe local, como prevenir sinistros, atuar nos princípios de combate a incêndio e orientar pessoas para as rotas de fuga. Além disso, eles aprenderão sobre sinalização de emergência, uso correto de extintores, formas de extinção de incêndio e desenvolvimento de planos de ação para evitar ou enfrentar possíveis ocorrências”, explicou.

Para Joyce Kelly, agente socioeducativa que atua no Centro Educacional Feminino (CEF) e aluna do curso, a formação é indispensável para o dia a dia profissional. “Esse curso é de bastante relevância. Caso aconteça algum tipo de incidente ou acidente no local, a gente precisa ter esse conhecimento técnico para saber como agir da forma correta e ajudar tanto nós, como profissionais, quanto o público com o qual trabalhamos, os quais são os internos”, destacou.

O curso segue até sexta-feira (29), com atividades que visam aprimorar as habilidades de prevenção, identificar riscos e reagir com eficiência diante de emergências, contribuindo para a proteção de espaços e vidas nos ambientes educacionais e socioeducativos.

 

Leia Também