O objetivo do projeto é fortalecer a comunidade, possibilitando condições dignas e contribuir com a redução da desigualdade social, fome e a pobreza.
A execução do Projeto Pão Partilhado, que é uma parceria da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Fundação Padre Antônio Dante Civiero ( FUNACI) e empresas, foi realizada na sexta-feira (13), com o objetivo de contribuir com a redução da desigualdade social, a fome e a pobreza.
A Fundação Funaci foi umas entidades agraciadas em 2024 com recursos do Sistema Estadual de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Seips). Durante o evento, foi apresentada a cozinha onde são produzidos os pães e houve ainda uma degustação dos produtos fabricados. Participaram da ação, moradores da região, representantes da associação de moradores e estudantes de escolas públicas municipais e estaduais.
A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Regina Sousa, explica os detalhes do projeto e a forma como é desenvolvido. “Esse é um projeto que o dinheiro do imposto é destinado para as entidades e depois para a população, ou seja, o Estado renuncia a uma quantidade de dinheiro, lançamos um edital, onde as entidades apresentam os projetos, após serem selecionados, eles fazem uma atividade mostrando a sua execução”, detalhou a secretária.
A gestora destacou ainda a importância deste projeto para a comunidade. ”Os moradores têm uma padaria onde irão produzir e vender seus produtos. Então, o objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, então as empresas deduzem os impostos que seriam pagos ao estado e destinam às entidades e descontam no imposto para o Estado”, informou Regina Sousa.
Cláudia Claudino, representante do Grupo Claudino, uma das empresas parceiras do projeto, incentiva a participação de mais empresas. “Quero fazer um chamamento para que todos empresários que também contribuem com o ICMS possam participar dessa ação, aprovando os projetos por meio da Seips”, reiterou a empresária.
Antônio Carvalho, Presidente da Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci), revela que já é o 10º Projeto consecutivo desta experiência. “ Mostramos a padaria do pão partilhado, tivemos a primeira oficina de fabricação dos pães, agradecemos o apoio da Sasc e do Grupo Claudino que acreditaram neste projeto. Não queremos apenas produzir pães para o mercado, queremos contribuir com o projeto de erradicação da fome, pobreza e miséria deste país”, pontuou Antônio Carvalho.
“ Acredito que em pequenas iniciativas como essa, que consiste em chamar a comunidade para se capacitar, se formar e aprender a fazer pão, vai contribuir para reduzir o índice de desigualdade social, de miséria e pobreza. Um dos principais papéis da Funaci é de somar com a Sasc, com o SEIPS e empresas parceiras e viabilizar propostas”, finalizou Carvalho.