SASC e SAF distribuem mais de uma tonelada de alimentos aos indígenas venezuelanos Warao em Teresina

Ação do Governo do Estado beneficia 320 indígenas Warao com mais de uma tonelada de alimentos em Teresina, reforçando políticas de segurança alimentar e assistência social.

Nesta sexta-feira (30), a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), por meio da Diretoria dos Povos Originários (DIPO) e da Diretoria dos Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (SAF), realizou a entrega de mais de uma tonelada de alimentos aos indígenas venezuelanos da etnia Warao, atualmente acolhidos em seis abrigos mantidos pelo Governo do Estado do Piauí e pelo município de Teresina.

A ação integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com o objetivo de garantir a segurança alimentar e suprir as necessidades básicas das famílias indígenas. Os Warao recebem acompanhamento contínuo dos programas sociais e educacionais do governo, como a Escola em Tempo Integral, além de apoio em saúde e assistência emergencial.

De acordo com a Diretoria dos Direitos Humanos da SASC, a distribuição regular de alimentos pelo PAA é fundamental para assegurar dignidade às crianças, mulheres e homens indígenas que hoje residem na capital piauiense.

O diretor dos Povos Originários da SASC, Cacique Henrique Manoel do Nascimento, indígena Tabajara de Lagoa de São Francisco (PI), destacou a importância da ação. “A situação dos povos venezuelanos na capital é lamentável, mas nós, enquanto Governo do Estado e representantes indígenas, estamos comprometidos em garantir aos Warao o acolhimento necessário e a segurança alimentar que eles precisam”, afirmou.

Segundo técnicos da SAF, o PAA é uma política pública essencial que fomenta vida, trabalho e alimentação para milhares de pessoas em todo o Piauí. “O principal objetivo do programa é reduzir a insegurança alimentar, incentivando a produção, comercialização e aquisição de alimentos saudáveis, oriundos das próprias comunidades. O Governo do Estado reafirma seu compromisso com os povos indígenas, sejam eles originários do Piauí ou migrantes, como os venezuelanos”, destacou um representante da SAF.

A rota de distribuição na capital percorreu diversas regiões. Na Zona Norte, as entregas foram realizadas nos bairros Poty Velho, Memorare e Buenos Aires. Em seguida, na Zona Sul, nas localidades da Avenida Miguel Rosa e Tabuleta, encerrando-se na Zona Sudeste, no bairro São João. Ao todo, 320 pessoas, distribuídas em 71 famílias, foram beneficiadas, pertencentes às comunidades Warao: Ka Ubanoko I, Ka Ubanoko II, Janoko Warao Atowaranoko, Ka Nabakanoko e Janoko.

Entre os alimentos mais distribuídos estão peixe, abóbora, macaxeira e farinha, garantindo variedade e qualidade nutricional às famílias assistidas.

 

Leia Também