II Seminário Estadual Intersetorial do Programa Bolsa Família reúne representantes nacionais e estaduais em Teresina

Evento discutiu desafios e avanços na gestão das condicionalidades do Programa Bolsa Família no Piauí

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou, nesta terça-feira (3), o II Seminário Estadual Intersetorial do Programa Bolsa Família, em Teresina. O evento contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), reforçando a importância do diálogo entre as esferas federal, estadual e municipal.

Durante a manhã, duas palestras marcaram a programação. A primeira tratou da gestão, acompanhamento e monitoramento das condicionalidades do Programa Bolsa Família, com orientações sobre a instituição das Comissões Municipais Intersetoriais. A segunda palestra abordou o trabalho social com famílias e territórios, destacando o papel das condicionalidades na promoção de direitos. Ambas foram ministradas por representantes do MDS e SNAS.

A superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, ressaltou a relevância do Programa no estado e declarou que atualmente 589 mil famílias estão cadastradas no Bolsa Família no Piauí. “Dessas, 235 mil crianças recebem o benefício da Primeira Infância. A Sasc, junto com o Governo do Estado, está caminhando junto aos municípios para promover mais acolhimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos diversos serviços e programas. Nosso objetivo é que os técnicos tenham capacidade e qualidade para oferecer o atendimento correto às famílias.”

No período da manhã, a Mesa 1 debateu os desafios da intersetorialidade entre as políticas de educação, saúde e assistência social na gestão das condicionalidades do Programa. À tarde, a Mesa 2 tratou das condicionalidades no contexto das múltiplas dimensões da pobreza e do direito à proteção social. A programação foi encerrada com a Mesa 3, que apresentou um balanço das ações estaduais nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação, no âmbito do Programa Bolsa Família.

A superintendente Janaína Mapurunga também conduziu discussões sobre o Cartão Social e o SASC Integração, iniciativas que fortalecem o atendimento e a gestão dos serviços sociais no estado.

 

Leia Também