No evento, a Sasc apresentou o projeto 60+ que atende 450 pessoas em nove núcleos de Teresina.
Nos dias 9 e 10 de junho, a gerente de Proteção à Pessoa Idosa da Sasc, Edilene França, da Sasc, representou o Estado do Piauí no 1º Encontro Descentralizado da Rede Nacional de Gestores Estaduais e Distrital de Direitos Humanos da Pessoa Idosa, realizado em João Pessoa, Paraíba. E teve como tema central “Fortalecendo Laços: Saberes e Práticas Intergeracionais no Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa”.
Além de oficinas temáticas, os participantes fizeram visita técnica ao Condomínio Cidade Madura, no município de Bayeux, um programa habitacional voltado para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Inaugurado em janeiro de 2024, dispõe de 40 unidades todas adaptadas às pessoas idosas.
A representante da Sasc participou da Oficina sobre dados sociodemográficos, com foco na construção de políticas públicas direcionadas à população idosa. E também da Mesa temática com o tema: “Inserção e potencialização da intergeracionalidade como premissa fundamental das políticas públicas. De acordo com Edilene, foi ressaltado a importância do convívio entre diferentes gerações para o fortalecimento dos vínculos sociais e o bem-estar coletivo. “Reafirmamos ainda o compromisso de buscar, continuamente, o aprimoramento das políticas públicas para a população idosa, garantindo seus direitos e promovendo qualidade de vida”, frisou.
Edilene França apresentou o projeto “60+” na 1ª Mostra de Experiências e Boas Práticas no Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, destacando as ações desenvolvidas no Estado do Piauí, bem como sua relevância e o impacto positivo que tem gerado na vida das pessoas idosas. O projeto tem sido um instrumento de transformação, promovendo inclusão e autonomia da população acima de 60 anos, em nove bairros de Teresina, e atendendo 450 pessoas.
“Participar do 1º Encontro Descentralizado da Rede Nacional de Gestores Estaduais e Distrital foi uma experiência extremamente enriquecedora. O evento proporcionou trocas valiosas de experiências exitosas entre os estados, fortalecendo a construção conjunta de políticas públicas voltadas à pessoa idosa”, declarou a gerente.
Edilene França ressaltou a visita técnica ao Condomínio Cidade Madura, um empreendimento idealizado especialmente para pessoas idosas. “No estado da Paraíba, já foram construídas oito unidades do condomínio, todas adaptadas, com espaços de convivência e infraestrutura pensada para o envelhecimento com dignidade. Os idosos residentes pagam apenas a taxa de condomínio, no valor de R$ 70, além de arcarem com os custos de energia e água”, revela.
O 1º Encontro Descentralizado da Rede Nacional de Gestores Estaduais e Distrital de Direitos Humanos da Pessoa Idosa contou com a participação do Secretário Nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva; da representante do Ministério da Saúde, Pamella Gorette; além de representantes do Ministério da Educação e do Ministério do Desenvolvimento Humano.