Com 1,5 tonelada de produção animal, ação fortalece segurança alimentar e autonomia dos povos originários no Piauí
Neste sábado (14), foi realizada a primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena na Comunidade Batemaré dos Cariris, localizada no município de Paulistana, no Território Chapada Vale do Itaim. A ação é resultado de uma articulação da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), junto à comunidade, que produziu uma tonelada e meia de alimentos oriundos da ovinocaprinocultura.
Com um investimento de R$ 45 mil, a iniciativa beneficiou 248 famílias indígenas da região. Este é um dos maiores aportes financeiros já direcionados à segurança alimentar e nutricional de povos indígenas no estado, promovendo geração de renda e dinamização da economia local. “Importante momento para a comunidade indígena que passa por momento difícil com a estiagem e acessa este programa que tem transformado a realidade e gerado emprego e renda”, destacou o Cacique Henrique Manoel, diretor dos Povos Originários da SASC.
A participação ativa dos Cariris como produtores e fornecedores marca um novo momento de empoderamento socioeconômico e de conquista da autonomia alimentar. Desde 2024, o programa já contemplou sete municípios piauienses com presença indígena: Lagoa de São Francisco, Piripiri, Uruçuí, Currais, Teresina, Queimada Nova e agora Paulistana.
A próxima etapa do PAA Indígena está prevista para o mês de julho, com liberação pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A meta é ampliar o alcance da ação, beneficiando ainda mais comunidades indígenas em outras regiões do estado.