O Encontro objetiva discutir temáticas relacionadas ao cotidiano e troca de experiências
A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), realizou na quarta-feira (25), a ação “ Entre nós orgulho e afetos, famílias que acolhem transformam vidas”. O encontro teve o objetivo de reunir mães, pais e familiares de pessoas LGBTQIAPN+ e discutir temáticas relacionadas ao cotidiano através de palestras, debates, rodas de conversas e apoio psicológico.
O evento permite a troca de experiências, além de tirar dúvidas e compartilhar afetos. Houve ainda uma palestra com a psicóloga do Centro de Referência LGBTQIAPN+, onde foi feita uma Roda de Conversa apresentando suas vivências, experiências, dores e afetos.
Brenda Félix, coordenadora do Centro de Referência Raimundo Pereira, informa que é uma felicidade o encontro destas mães de pessoas trans. “Aqui elas irão conhecer pessoalmente, lutamos muito pelos seus direitos, é deixando de ser sozinhas. Porque a luta, para a gente LGBT é luta solitária, para elas que não conseguem compreender esse espaço de mães, de reconhecer essa novidade, que é uma novidade, as mães reconhecendo seu filho como uma pessoa trans, ou sua filha como uma mulher trans.”
A meta é que sejam realizados encontros quinzenais com os grupos formados, onde haverá a participação de outras secretarias públicas estaduais, como Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria de Segurança Pública (SSP), dentre outros. A cada dois meses haverá a discussão de temáticas diversas, palestras, terapias holísticas e todo o trabalho de acolhimentos de pessoas tras, mães e parentes.
Laíse Mesquita, Psicóloga da Sasc, considera bastante importante esse trabalho de acolhimento das mães e familiares de pessoas trans. “ Nós acolhemos, apoiamos e respeitamos, durante nossos encontros falaremos de sentimentos, montaremos estratégias de defesa das emoções para que elas possam lidar com as diversidades da vida, de gênero das pessoas trans, suas mães da melhor possível”, pontua a psicóloga.