Palestras e Debates  marcam o II Simpósio de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

O evento reúne especialistas e representantes da sociedade civil organizada em Parnaíba

A abertura do II Simpósio para Conscientização e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, realizada no auditório central da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), em Parnaíba, foi marcada por diversas palestras e debates enriquecedores. O evento, que se encerra hoje, sexta-feira (27), reúne gestores públicos, estudantes, profissionais das áreas de Saúde, Assistência Social e Garantia de Direitos, além de representantes da sociedade civil organizada e pessoas idosas, promovendo um importante diálogo e troca de experiências em prol da proteção e valorização do público idoso.

Promovido pela Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), o simpósio tem como objetivo central debater políticas públicas voltadas à promoção dos direitos e à proteção da pessoa idosa.

Na palestra de abertura, a superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso, apresentou os principais serviços oferecidos pela Sasc. “Nossa missão é enfrentar a violência, seja institucional ou familiar, garantindo medidas de proteção por meio da Superintendência da Pessoa Idosa. Nosso propósito é assegurar a efetivação dos direitos dessa população”, afirmou.

Em seguida, a defensora pública Sara Miranda abordou o tema Direitos da Pessoa Idosa, destacando os instrumentos legais e os avanços promovidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa. Na sequência, ocorreu o debate Cuidados Paliativos – Conceitos, Escolha e Espiritualidade, que discutiu os cuidados humanizados no fim da vida. O assunto foi abordado pela geriatra Giovana Paz, o médico da família Mauro Mendes, a oncologista Dandara Cavalcante, mediado pela enfermeira Tamires Ferreira.

A programação do dia seguiu com a palestra Acolhimento Institucional – Desconstruindo Tabus, ministrada pela assistente social Naiara Vasconcelos, da ILPI São José. Já o tema Acessibilidade como Direito: Garantindo a Inclusão da Pessoa Idosa em Todos os Espaços foi apresentado pela fisioterapeuta Luciana Ferreira e pela geriatra Aline Farias, ambas também da ILPI São José.

Avaliação

“Ao longo do encontro, discutimos medidas para garantir a proteção integral da pessoa idosa, especialmente diante das violações de seus direitos. Os desafios enfrentados pelos gestores nessa área são muitos. É essencial reconhecer as responsabilidades e atribuições específicas de cada ente federativo”, avaliou a superintendente da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso.

Para o coordenador da Instituição de Longa Permanência São José e um dos organizadores do evento, Silas Sales, o simpósio representa um momento importante de aprendizagem e troca de experiências. “Esse debate é fundamental. Quando os problemas surgem, a equipe já está preparada para agir”, destacou.

Programação do segundo dia

Para o segundo dia do evento, está prevista uma mesa-redonda com o tema Desafios e Cuidados na Assistência à Pessoa Idosa, com a participação da psicóloga Lísia Monteiro (ILPI São José), da fisioterapeuta e docente da UFDPar Heloisa Marques, e da delegada Rafaela Bezerra.

A programação inclui ainda a exposição fotográfica Memórias que Vivem, com registros e histórias de vida dos residentes do Abrigo São José, produzidos pelo fotógrafo Isac Ferreira Júnior. O encerramento contará com uma apresentação cultural do grupo de Dança 60+, do Sesc, seguida de um coffee break.

 

Leia Também