Formação reuniu servidores e especialistas para discutir mediação de conflitos, cultura de paz e atuação humanizada.
A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) realizou, nesta terça-feira (29), no Núcleo de Formação Antonino Freire, o Curso de Implantação de Práticas Restaurativas. A formação integrou o Projeto de Práticas Restaurativas, promovido pela Superintendência dos Direitos Humanos, Diretoria de Atendimento Socioeducativo (Duase) e pelo Núcleo de Socioeducação do Estado do Piauí (Nusepi), em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac) e a Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma).
O curso teve como foco a capacitação de técnicos, agentes socioeducativos, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos que atuam com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Durante o encontro, foram abordadas estratégias de mediação de conflitos, reparação de danos e construção coletiva de soluções, com o objetivo de fortalecer a cultura de paz e transformar o ambiente institucional.
Para a superintendente dos Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra, o curso representa um avanço na política socioeducativa do Estado. “Queremos trabalhar não só com os socioeducandos, mas também com os servidores, no sentido de restabelecer uma mediação de conflitos que envolva famílias, adolescentes e equipes técnicas. É um processo coletivo que busca soluções sem apontar culpados, promovendo relações mais humanas e baseadas nos direitos sociais”, destacou a gestora.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, compartilhou a experiência do Maranhão na implementação das práticas restaurativas e destacou os resultados positivos obtidos no estado. “Temos reduzido o número de conflitos e ocorrências graves, além de prevenir fugas com os círculos de construção de paz. Viemos ao Piauí para apresentar essa experiência e contribuir com a qualificação do atendimento local”, afirmou a gestora.

Durante a formação, foram realizados ciclos de construção de paz com os adolescentes e atividades interativas com os profissionais da rede socioeducativa. O curso foi dividido em três módulos: evento de sensibilização, curso introdutório e curso de formação de facilitadores, com atividades teóricas e práticas ministradas por profissionais especializados.