Sasc promove a I Edição do Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância do Suas no Piauí

O objetivo é fomentar as iniciativas e ações intersetoriais propostas e/ou implementadas pelas nas Secretarias Municipais de Assistência Social voltadas para a Primeira Infância no SUAS por meio da concessão de prêmios

A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da superintendência de Assistência Social (Suas-Piauí), em parceria com o Pacto pelas Crianças do Estado do Piauí, realizará, no próximo dia 19 de agosto, a solenidade de premiação da I Edição do Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância do SUAS- Piauí. O evento será realizado no  Diferencial Eventos, em Teresina. O objetivo é fomentar as iniciativas e ações intersetoriais propostas e/ou implementadas pelas nas Secretarias Municipais de Assistência Social voltadas para a Primeira Infância no SUAS por meio da concessão de prêmios.

O Prêmio visa reconhecer, fortalecer e premiar as iniciativas e ações intersetoriais propostas e/ou implementadas localmente que proporcionem a proteção e a promoção dos direitos ao desenvolvimento humano integral às crianças de zero a seis anos de idade do Estado do Piauí que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco ao gozo dos direitos previstos na legislação brasileira (Constituição Federal, art. 227; Estatuto da Criança e do Adolescente, art. 4º; Marco Legal da Primeira Infância, Lei 13.257/2016).

João de Deus Sousa, secretário do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), afirmou que experiências como essa servem para fortalecer a assistência social no Piauí e o trabalho realizado na primeira infância. “Temos que apresentar para a sociedade o que o Piauí está fazendo de melhor. E as nossas gestões municipais possuem muitos projetos  na área da Primeira Infância”, destacou o secretário.

Dos 71 municípios que se inscreveram, 33 tiveram suas inscrições validadas de acordo com os critérios estabelecidos no item 3 do Edital.  Houve uma fase de seleção de Projetos de Intervenção pelo Comitê Técnico de Avaliação, que classificou 15 municípios para a etapa de visitas in loco.

Janaína Mapurunga, superintendente da Assistência Social da Sasc, disse que durante o evento serão premiados os municípios vencedores, do 1º ao 10º lugar. “A premiação constará de equipamentos de informática, como computadores, tablet, notebook, dentre outros, conforme a colocação de cada município”, explicou a superintendente.

Ainda de acordo com Janaína Mapurunga, a realização da premiação servirá também como incentivo para que os municípios promovam projetos na área da primeira infância no estado do Piauí. “Queremos que sejam modelos, como boas experiências para que outros municípios possam implantar nas suas gestões municipais. O prêmio tem o foco na eficiência da gestão, no cuidado com a criança, na primeira infância e demonstra também o trabalho conjunto das equipes da assistência social”, acrescentou Janaína Mapurunga.

Confira AQUI a relação dos 10 municípios vencedores.

Os municípios que desejarem têm até as 23h59min do dia 1º de agosto de 2025 para entrar com pedido de recurso. A análise dos recursos pelo Comitê Técnico de Avaliação será até o dia 5 de agosto.

O ranqueamento dos vencedores será divulgado na Solenidade de Premiação, no dia 19 de agosto.

 

Leia Também