A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) realizou, na segunda-feira (28), a entrega simbólica do Cartão do Programa Auxílio Alimentação a famílias atingidas ou afetadas diretamente por situações de desastres naturais no Piauí. Desta vez, o município beneficiado é Fartura do Piauí, uma das cidades mais castigadas em razão da estiagem e, consequentemente, falta de água para o consumo humano e animal. Ao todo, 100 famílias foram beneficiadas com o Cartão do Programa Auxílio Alimentação.
A ação da Sasc dá cumprimento ao art. 15 da Lei Nº 8427 de 26 de junho de 2024 e do decreto governamental Nº 23639, de 06 de março de 2025, que autoriza o pagamento de auxílio alimentação às famílias enquanto ação imediata de resposta a situações de grave risco involuntário.

A solenidade em Fartura do Piauí teve a parceria entre a Sasc e da Prefeitura Municipal. Participaram do evento o coordenador das ações do Programa Auxílio Alimentação da Sasc, Ananias Pereira da Cruz, a coordenadora do Programa Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Mônica Lourenço Pinto de Araújo, a secretária de Assistência Social do município de Fartura, Lucimaura das neves Macedo, e o assessor do Prefeito, Josimar Paes landim.

Das 126 cidades contempladas com a ação, Fartura é o segundo município a receber a visita da equipe da Sasc para se reunir com as famílias atingidas ou afetadas diretamente por situações de desastres naturais. Cada uma das famílias receberá o valor único de R$ 400. Para ter acesso ao cartão, as famílias em estado de grave risco involuntário precisam estar cadastradas no CadÚnico e ser beneficiárias do Bolsa Família.
