A Superintendência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Sasc-Pi divulgou um balanço positivo das ações no primeiro semestre de 2025. Ao todo, 95 municípios piauienses realizaram Conferências Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, um número que ressalta o compromisso com a participação e a valorização da população idosa no estado.
As conferências municipais tiveram como principal objetivo discutir temas, propor ações e refletir sobre as políticas públicas para a população idosa. As propostas, colhidas nessa etapa, servirão de base para a criação de políticas públicas mais eficazes, que serão apresentadas nas etapas estadual e nacional da conferência.

Foram realizadas palestras magnas em 14 municípios: Água Branca, Alto Longá, Beneditinos, Coivaras, Castelo do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, Vera Mendes, Ipiranga, Paquetá, Wall Ferraz, Matias Olímpio, Lagoa do São Francisco, Tanque do Piauí e Regeneração.
Para Maria da Cruz Oliveira, diretora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Sasc, as conferências realizadas nos municípios são de extrema importância e demonstram que o trabalho de sensibilização dos gestores públicos alcançou seus objetivos. “Nossa equipe conseguiu incentivar a criação de 53 conselhos municipais dos direitos da pessoa idosa. Atualmente, 136 conselhos estão em funcionamento”, acrescentou a diretora.

Segundo o coordenador da Comissão Organizadora da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Justino Ivo, os municípios têm até o dia 12 de agosto para enviar os relatórios das conferências ao Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi-PI). “A Comissão Organizadora da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa irá sistematizar e analisar as propostas recebidas, que serão encaminhadas para a etapa estadual”, explicou o coordenador.

Foto: Ascom Sasc
6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa
Na manhã desta segunda-feira (04), a superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso, reuniu a equipe técnica da Superintendência para uma reunião de avaliação da gestão e planejamento da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro de 2025, no Diferencial Buffet, em Teresina-PI.