A capacitação visa esclarecer as principais dúvidas sobre consulta de parcelas, verificação de pagamentos, status de liberação, desbloqueio e pagamento retroativo
A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da superintendência da Assistência Social, dá continuidade ao Curso de Capacitação do Sistema de Gestão de Benefícios (SIBEC). Nesta terça-feira (5), teve início a 5ª turma, na modalidade presencial. As aulas acontecem nos dias 05 e 06 deste mês, na sede da Superintendência da Caixa Econômica Federal, bairro Horto Florestal, Zona Leste de Teresina.
A meta é qualificar 25 pessoas por turma e a previsão é que um total de 13 turmas sejam formadas até setembro. A 13ª turma será nos dias 02 e 03 de setembro de 2025. Com aulas ministradas por instrutores da Caixa Econômica Federal, a ação visa capacitar os operadores ativos do Sistema de Gestão de Benefícios, sistema que os municípios utilizam para realizar consultas e verificar o pagamento do Programa Bolsa Família.

Foto: Ascom Sasc
O programa é gerido pela Caixa Econômica Federal (CEF), e a realização da capacitação faz parte de uma promoção do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Sasc e da articulação com os municípios do Piauí.
O curso de capacitação deverá ter, no mínimo, dois representantes de cada município. Os 224 municípios piauienses estão participando do evento, qualificando seus técnicos e operadores.
.

Jaelton Cardoso, coordenador estadual do Cadastro Único da Sasc, disse que a iniciativa visa promover cada vez mais um serviço de qualidade para os usuários que estão na ponta nos municípios e precisam obter informações sobre o programa Bolsa Família. “Na oportunidade, será demonstrado como consultar as parcelas, verificar os pagamentos, os status de liberação, questão de desbloqueio e pagamento retroativo”, explicou o coordenador.