Com um investimento de mais de R$ 1 milhão, a unidade passou por importantes melhorias
O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) segue investindo na modernização e ampliação dos serviços prestados na Vila do Ancião – Instituição de Longa Permanência para Pessoa Idosa (ILPI), garantindo mais qualidade de vida, acessibilidade e atendimento humanizado para os moradores.
Com um investimento de mais de R$ 1 milhão, a unidade passou por importantes melhorias. Entre as obras já finalizadas, destaca-se a adequação da estrutura às normas de acessibilidade NBR-9050. Além disso, a lavanderia foi totalmente reformada, recebendo uma nova estrutura e a instalação de uma máquina de lavar do tipo “lava e seca”. Essas ações atendem às exigências do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), garantindo mais qualidade e eficiência.

A Ala Raio do Amor foi reestruturada e agora conta com uma enfermaria com oito leitos. O projeto de melhorias também inclui a construção de um consultório médico, um consultório odontológico, uma farmácia e unidades de home care. Além disso, a lavanderia foi totalmente reformada e ganhou um espaço específico para rouparia. Essa adaptação garante mais eficiência no cuidado e na higienização das roupas dos residentes, contribuindo para o bem-estar e a saúde de todos
Para os próximos meses, estão planejadas diversas ações para aprimorar a unidade. O objetivo é adequar as instalações à Resolução RDC-502 do Ministério da Saúde, garantindo mais qualidade e segurança.O projeto também inclui a criação de um espaço de convivência para os idosos, além de uma sala de atividades dedicada à arteterapia e a oficinas de costura e bordado. Outra melhoria prevista é a reestruturação completa das instalações elétricas, cujo projeto já foi finalizado.

Foto: Ascom Sasc
De acordo com a superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso, a reforma e ampliação na Vila do Ancião, em Teresina, representam um avanço significativo. “O objetivo é oferecer um ambiente mais adequado e acolhedor, melhorando a qualidade de vida dos idosos e proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores. Essas mudanças fortalecem o cuidado e a dignidade na Casa”, finaliza.
