Conselho Estadual e Sasc realizam XVI Conferência de Assistência Social do Piauí

O evento prossegue nesta quinta-feira (16), com Grupos de Trabalhos, plenárias e escolha de 60 delegados para representar o Piauí na Conferência Nacional.

Foi realizada, nesta quarta-feira (15), na Elite Eventos, bairro de Fátima, zona leste de Teresina, a solenidade de abertura da XVI Conferência Estadual de Assistência Social do Piauí. A conferência é promovida pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) junto com a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da Superintendência de Assistência Social.

O evento tem o objetivo de conferir, analisar, propor e deliberar, a partir da avaliação local, as diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado e promovendo uma atuação democrática e participativa.

(Foto: Elzo Ribeiro)

(Foto: Elzo Ribeiro)

Com o tema “Os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social no Piauí”, a conferência contou com a presença do representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), André Quintão, do presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edgilson Tavares de Araújo, e do secretário da Sasc, João de Deus Sousa, além de secretários municipais de Assistência Social dos 224 municípios onde foram realizadas as conferências municipais.

O secretário da Sasc, João de Deus Sousa, destacou a importância da XVI Conferência Estadual de Assistência Social. “Estamos iniciando essa importante conferência e vamos discutir, durante esses dois dias, um conjunto de proposições que contará com a participação de delegados dos 224 municípios do Piauí, fortalecendo o SUAS e garantindo cada vez mais a cidadania do nosso povo”, acrescentou o secretário.

(Foto: Elzo Ribeiro)

(Foto: Elzo Ribeiro)

Já André Quintão, representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), considera um evento bastante importante, pois celebra os 20 anos do SUAS. “Um sistema de política pública existente nos municípios, cuidando das famílias e realizando essa conexão com os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, BPC e agora com o Gás do Povo e a Tarifa Social de Energia, além do trabalho de acompanhamento das famílias no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), parabenizo o secretário João de Deus Sousa, a superintendente Janaina Mapurunga pela realização deste grande evento”, revelou.

Representante do MDS, André Quintão. (Foto: Elzo Ribeiro)

Representante do MDS, André Quintão. (Foto: Elzo Ribeiro)

Ainda na tarde desta quarta-feira (15), serão realizadas mesas de debates ministradas pela Assistente Social da Semcaspi, Janaína Lucélia Oliveira, superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, Coordenadora do Bolsa Família da Sasc, Fernanda Soares Sousa, e pelo pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Osmar Gomes Jr.

(Foto: Elzo Ribeiro)

(Foto: Elzo Ribeiro)

A conferência prossegue nesta quinta-feira (16), a partir das 8h, com os Grupos de Trabalhos (GT), dividido em cinco eixos: Eixo 1 – Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Adversidades; Eixo 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional; Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no SUAS; Eixo 4- Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social no SUAS; e o Eixo 5- Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento no SUAS.

(Foto: Elzo Ribeiro)

(Foto: Elzo Ribeiro)

À tarde, haverá ainda a Plenária de Apresentação das Propostas Aprovadas nos Grupos. Logo após, a Plenária de Escolha dos 60 Delegados por segmento, que representarão o Piauí na XIV Conferência Nacional de Assistência Social, prevista para dezembro, em Brasília-DF.

 

Leia Também