Piauí integra debates nacionais sobre o futuro do SUAS durante fórum realizado em Vitória

No Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social, a delegação piauiense participa de painéis sobre cofinanciamento, vigilância socioassistencial e fortalecimento da política social.

De 26 a 28 de novembro, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da superintendência de Assistência Social, participa do Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social (Fonseas). O encontro é realizado no Auditório da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), em Vitória (ES), e reúne gestores da área, técnicos e especialistas de todo o país.

Ao longo dos três dias, o evento debate a ampliação do acesso da população aos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de discutir a conjuntura política, os desafios do pacto federativo e as estratégias para garantir a defesa do orçamento público destinado à política socioassistencial.

Foto: Ascom Sasc

A programação inclui painéis sobre a relação entre os entes federados, o cofinanciamento da assistência social, comunicação e vigilância socioassistencial, além do lançamento da 7ª edição da revista Gestão Social.

Na solenidade de abertura, uma mesa temática abordou “O pacto federativo que temos e o SUAS que queremos”. O debate contou com a presença da presidente do Fonseas, Cíntia Grilo, do secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, e do representante do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Valdir Osmar Vieira.

Foto: Ascom Sasc

Para a superintendente de Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, o lançamento da nova edição da revista é um dos pontos altos do encontro. “Estamos bastante felizes em participar do Fórum e, com grande satisfação, temos três artigos com experiências técnicas e projetos inscritos nesta edição”, destacou.

Foto: Ascom Sasc

A delegação do Piauí é formada pela superintendente Janaína Mapurunga, pela diretora de Proteção Social Básica, Irayldes Marques, pela diretora de Proteção Social Especial, Graça Silva, e pela diretora de Gestão do SUAS, Emanuelle Marreiros.

Delegação do Piauí no Fórum Nacional do Fonseas.

 

Leia Também