Programa 60+ fortalece inclusão digital e formação cidadã de idosos no Piauí

Por meio do programa, executado no estado pelo IFPI em parceria com a Sasc, projetos como Viva Mais Cidadania Digital e CapacitIA ampliam o letramento digital e a prevenção contra golpes

A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da Superintendência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, vem intensificando as ações voltadas ao público idoso no Piauí, acompanhando o crescimento dessa população em 2025. Nesse contexto, os participantes do programa 60+ foram contemplados com o projeto “Viva Mais Cidadania Digital”, iniciativa do governo federal coordenada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

Em Teresina, o projeto é executado pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), em parceria com a Sasc, com foco no letramento digital e na prevenção contra violência financeira e patrimonial no ambiente online.

Foto: Ascom Sasc

A superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso, destaca que as atividades contemplaram idosos atendidos nos núcleos do Mocambinho, Parque Piauí, São João e Dirceu, ampliando significativamente o acesso à informação e à inclusão digital. “As ações voltadas à pessoa idosa tiveram grande destaque este ano. Ampliamos atividades e firmamos parcerias que nos ajudaram a alcançar mais idosos, retirando-os de situações de vulnerabilidade e transformando vidas”, destacou a gestora.

Para Francisca Pires, de 79 anos, integrante do Núcleo 60+ do Mocambinho, o programa representa novas oportunidades de aprendizado. “Estou muito feliz com esse curso. Agora estou aprendendo a mexer no meu celular, coisa que eu não sabia e ninguém tinha paciência de me ensinar”, acrescentou a idosa.

Foto: Ascom Sasc

Outra iniciativa de destaque foi a parceria com a Secretaria de Inteligência Artificial do Piauí (SIA), que ofertou o curso CapacitIA, com aulas gratuitas de inclusão digital voltadas especificamente para idosos. O objetivo é ensinar o uso seguro e eficiente de tecnologias — desde evitar fraudes online até utilizar aplicativos e manter contato com familiares de forma autônoma. As aulas foram realizadas no Espaço Cidadania, próximo ao Ginásio Verdão.

As ações desenvolvidas possibilitam a capacitação dos idosos em diferentes áreas: além do uso de tecnologias, incluem oficinas sobre direitos no Sistema Único de Saúde (SUS), cursos de bordado e culinária, entre outras atividades resultantes das parcerias do programa 60+. Somam-se a isso as práticas físicas e o atendimento multidisciplinar já oferecidos regularmente.

Foto: Ascom Sasc

 

Leia Também