Piauí participa da XIII Conferência Nacional dos Direitos Humanos em Brasília

O evento teve o objetivo de fortalecer a democracia e a participação social na construção das políticas públicas de direitos humanos no Brasil.

A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da superintendência dos Direitos Humanos (SDH), marcou presença na 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, realizada de 10 a 12 de dezembro, em Brasília. O evento teve como objetivo fortalecer a democracia e a participação social na construção das políticas públicas de direitos humanos no Brasil.

Durante os três dias foram realizados painéis voltados para a discussão dos eixos temáticos da conferência, grupos de trabalho, lançamentos, premiações e entregas governamentais. A iniciativa é promover um espaço de diálogo plural, democrático e participativo para formulação de diretrizes que reforcem a construção e a implementação de um Sistema Nacional de Direitos Humanos robusto e eficaz.

Delegação do Piauí na XIII Conferência Nacional dos Direitos Humanos em Brasília  (Foto: Ascom da Sasc)

Desde o início do ano, houve mobilização de pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal, por meio de mais de 200 etapas estaduais, regionais e livres que receberam mais de 670 propostas. O Piauí foi representado pelo Secretário da Sasc, João de Deus Sousa, pela superintendente dos Direitos Humanos, Sônia Terra, e também pelas delegadas Brenda Félix e Lidiane César, dentre outros.

Secretário João de Deus e a superintendente Sônia Terra (Foto: Ascom Sasc)

Segundo a superintendente Sônia Terra, o Piauí é o único estado da Federação que possui o Plano Estadual de Direitos Humanos e está no processo de criação do Observatório de Direitos Humanos. “Estamos nos integrando nas discussões de uma política para criação de um sistema nacional de direitos humanos e partiremos para dar passos significativos e avançar numa política que merece um olhar para que haja uma capilaridade maior de todas ações na política pública”, pontuou.

Já a militante de Direitos Humanos, Lidiane César, destacou que o Piauí consolida as políticas públicas voltadas para os direitos humanos. “É importante que toda sociedade também abrace e acolha essa mesma motivação para possamos implementar as políticas de direitos humanos e toda sociedade tome conhecimento da implementação da política de direitos humanos”, explicou.

 

Leia Também