Sasc lança projeto para promover cultura de paz e combate ao racismo nos espaços educacionais

O objetivo é construir ambientes escolares mais inclusivos, democráticos e livres de práticas discriminatórias

A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da Superintendência da Igualdade Racial e Povos Originários (Suipro), lançou o Projeto “ Cultura da Paz, Sem Racismo nos Espaços Educacionais” com o compromisso de promover a igualdade racial, valorização da diversidade e o fortalecimento dos direitos humanos.

A iniciativa tem como objetivo construir ambientes escolares mais inclusivos, democráticos e livres de práticas discriminatórias, onde o respeito às diferenças seja a base para o aprendizado e a convivência.

Assunção Aguiar, superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc,  acrescentou que o projeto propõe ações formativas, rodas de diálogo, oficinas pedagógicas, produção de materiais educativos e campanhas de sensibilização, envolvendo gestores, professores, estudantes, famílias e comunidades. “A metodologia parte da escuta ativa e da valorização dos saberes locais, estimulando a construção coletiva de soluções para enfrentar o racismo e fortalecer a cultura de paz”,  destacou a gestora.

A superintendente destaca que, durante a execução do projeto, serão fomentadas práticas educativas antirracistas, bem como ações para garantir que as escolas se tornem espaços seguros, acolhedores e promotores de justiça social, contribuindo para a formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens.

“O projeto reafirma o papel da educação como ferramenta de transformação social e destaca a importância da ancestralidade, da identidade cultural e da participação comunitária na construção de um futuro mais justo e igualitário”,  finalizou Assunção Aguiar.

Inicialmente algumas unidades escolares da zonas leste de Teresina e outras nas zonas norte e sudeste também serão beneficiadas.

Na zona norte, as escolas que receberão o projeto são: Unidade Escolar José Mendes Olimpio de Melo (Premem Norte), Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Zacarias de Gois (Liceu Piauiense), Ceti Benjamim Baptista, Ceti Pequena Rubi e Ceti Helvídio Nunes, durante o mês de setembro.

Já na zona sul, serão contempladas as seguintes unidades: Ceti Lourival Parente, Ceti João Henrique de Almeida Sousa e Ceti Nossa Senhora da Paz.

Na zona leste de Teresina: Ceti Professor José Amável. E na zona sudeste, serão agraciadas as unidades: Ceep José Pacífico de Moura Neto e o Ceti Professora Júlia Nunes Alves. Em ambas as zonas, o projeto será realizado no mês de outubro.

 

Leia Também