Sasc entrega veículos e equipamentos ao Instituto Babaçu em Palmeirais

Os equipamentos vão ampliar a capacidade produtiva do grupo de mulheres que atua com o extrativismo do coco babaçu e agricultura familiar.

A Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (Sasc) realizou, neste sábado (22), a entrega de veículos e equipamentos ao Instituto Babaçu, localizado na comunidade José Constância, zona rural de Palmeirais. A iniciativa integra ações do Sistema Estadual de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Seips), que apoia organizações da sociedade civil por meio da seleção e financiamento de projetos voltados à promoção social.

Durante a ação, foram entregues dois veículos (um carro e uma moto) e eletrodomésticos. Os equipamentos serão utilizados para ampliar a capacidade produtiva do grupo de mulheres da comunidade, que atua com o extrativismo do coco babaçu e agricultura familiar.

Foto: Luan Rodrigues

Segundo o secretário da Sasc,  João de Deus Sousa, a entrega dos equipamentos  fortalece o extrativismo e a agricultura familiar em Palmeirais. “Essa entidade foi umas 49 contempladas com o Sistema Estadual de Incentivo à Inclusão e Promoção Social, que financiou projetos para entidades e organizações não governamentais de Teresina e municípios do Piauí.  Esses equipamentos serão importantes para comunidade, pois ajudarão na comercialização de seus produtos de forma ágil e eficiente”, acrescentou.

A assistente social e conselheira do Seips, Luciana Evangelista, destacou que o recurso fortalece iniciativas que transformam realidades no interior do Piauí.“Hoje estamos entregando ao Instituto Babaçu equipamentos adquiridos graças ao projeto aprovado, beneficiando famílias que trabalham com o coco babaçu. O recurso de R$ 189.600 possibilitou a aquisição de veículos e maquinário, promovendo desenvolvimento econômico e social na comunidade”, disse.

Foto: Luan Rodrigues

Para a presidente do Instituto Babaçu, Socorro Moraes, o investimento representa um marco para as famílias do assentamento. “Com o carro, poderemos transportar os produtos para feiras e programas governamentais, como PAA e PAS. A moto ajudará nas tarefas administrativas. Já os freezers e o fogão industrial vão ampliar nossa capacidade de produção, armazenamento e comercialização”, ressaltou.

Foto: Luan Rodrigues

 

Leia Também