Plantão Social Rodoviária
POSTO DE ATENDIMENTO SOCIAL DO TERMINAL RODOVIÁRIO LUCÍDIO PORTELLA
O Posto de Atendimento Social Rodoviário (Plantão Social), implantado em 19 de março de 2004 por convênio entre SASC e SETRANS no Terminal Rodoviário Lucídio Portella, é um serviço socioassistencial de urgência e emergência, constituindo porta de entrada na Rede de Serviços Socioassistenciais no âmbito do SUAS, a fim de garantir o acesso aos direitos de cidadania e proteção social. Responde a situações de vulnerabilidade e exclusão social advindas de demandas espontâneas, encaminhamentos institucionais e busca ativa, provenientes de Teresina, demais localidades do Estado e País.
Possui no momento um quadro limitado de recursos humanos com apenas uma assistente social e uma auxiliar técnica, atendendo em um turno com Carga horária de 30 horas semanais.
PRINCIPAIS DEMANDAS
Efetivação do passe livre interestadual do idoso por meio da averiguação das condicionalidades do benefício e concessão de autorização de viagem;
Orientação, encaminhamento e acompanhamento para acesso ao passe livre federal e intermunicipal do deficiente;
Atendimentos aos trecheiros, migrantes e imigrantes em situação de rua;
Assistência aos indivíduos e famílias em situação de abandono;
Atendimento referente ao embarque seguro de crianças e adolescente;
Realização de visitas institucionais;
Realização de eventos temáticos para a divulgação do serviço e melhoria da qualidade do atendimento;
Supervisão de estágio supervisionado do curso de bacharelado em serviço social.
OPERACIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO
Interface com a família;
Articulação com parcerias: empresas de ônibus rodoviários e pastoral do migrante/concessão de passagens rodoviárias;
Articulação com a rede de serviços socioassistenciais;
Interface com as demais políticas públicas setoriais (pessoa idosa, pessoa com deficiência, população de rua, transporte, previdência social, habitação, segurança, educação, saúde);
Interface com o sistema de garantia de direitos (ministério público, defensoria pública e juizados);
Interface com os órgãos de controle social, fiscalização e defesa de direitos (conselhos tutelares, conselhos de direitos);
Realização de mobilização para a garantia dos direitos sociais e de eventos temáticos para a melhoria da qualidade do atendimento;
Interface com as instituições de ensino superior de serviço social e supervisão de estágio.
TOTAL DE ATENDIMENTOS (MENSAL) 654