Pratica de atividades físicas contribuem para um evelhecimento saudável e longevidade

Cada vez mais vivemos mais graças ao avanço da medicina, que têm aumentado a expectativa de vida de nós seres humanos, nunca se viveu tanto e com tantas possibilidades de se viver bem como acontece atualmente. Além da medicina, o esporte pode ser um importante aliado na longevidade, inclusive por pessoas idosas.

Os estudiosos ainda afirmam que a atividade física regular é um dos segredos para manter-se saudável na terceira idade. São os idosos quem mais se beneficiam, de todos os grupos etários, com a prática de exercícios físicos, claro que feitos com cuidado e com apoio especializado.

Entre as diversas possibilidades de práticas corporais, o esporte tem o seu papel de destaque na integração social e manutenção das condições físicas, considerados dois fatores essenciais na associação saúde e envelhecimento. Mesmo com os benefícios comprovados, muitas vezes a falta de oportunidade de praticar esporte faz com que alguns idosos levem uma vida mais sedentária e por consequência, mais monótona.

Através da prática de uma atividade física, o idoso tem a possibilidade de melhorar a sua coordenação motora e reflexos, relaxar, estar em contato com outras pessoas, de recuperar a confiança em si mesmo e fortalecer o seu corpo, protegendo-se de possíveis acidentes aos quais pode ficar mais vulnerável com a idade, como uma queda.

Principais benefícios do esporte para o idoso:

  • Manutenção da capacidade funcional

O principal benefício do esporte na terceira idade é envelhecer biologicamente com saúde e manter a capacidade funcional. Atividades físicas concedem ao idoso mais independência, mantendo sua autonomia para realizar tarefas cotidianas sem o auxílio de outras pessoas por um tempo maior.

  • Psicológico em foco

Praticar algum esporte permite ao idoso combater o aborrecimento, melhorar a autoestima e estabelecer novos vínculos. Além disso, é uma ótima alternativa para criar novos hábitos saudáveis e tornar-se mais motivado.

  • Qualidade de vida

Na terceira idade, a qualidade de vida se baseia na capacidade de viver plenamente, e isso inclui, principalmente, a saúde física. Praticar algum esporte evita dores, mal-estar e diversas doenças, intervindo em problemas que, muitas vezes, geram dependências e desconfortos.

Confira algumas atividades físicas mais adequados para quem está vivendo na terceira idade.

Natação

A natação contribui para o fortalecimento dos músculos e ainda melhora o sistema respiratório, protege as articulações e trabalha melhor o fluxo sanguíneo. A principal vantagem desse esporte é o bem-estar, causado devido ao baixo impacto que a água provoca.

Corrida

Neste esporte é preciso atenção e moderação. Para aqueles que passaram por avaliação médica e estão aptos a correr, 30 minutos de corrida diariamente combate problemas cardiovasculares, melhora a respiração e fortalece os músculos.

Musculação

Engana-se quem pensa que a musculação é só para os jovens. Idosos também podem melhorar o condicionamento físico e a resistência muscular e dos ossos por meio desta atividade. Mas os exercícios devem ser voltados para a repetição e não para o peso.

Além dessas, a dança, a hidroginástica, Ioga, alongamentos e outras práticas de meditação ajudam o corpo e a mente a se manterem saudáveis em qualquer fase da vida. O alongamento, principalmente, deve preceder qualquer esporte/atividade física para evitar lesões.

Tags: , , , ,

 

Leia Também