Jogos Escolares Piauienses 2023 terá primeira edição com paralimpíada

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (17) os Jogos Escolares Piauienses (JEPs) 2023, em solenidade no Palácio de Karnak. Esta é a primeira edição que contará com a paralimpíada e que tem finalidade de estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de representantes de Teresina e de todos os demais municípios do estado. Os JEPs serão realizados entre os dias 27 junho e 2 de julho, em Teresina, após as etapas municipais, regionais e nos polos do estado. A previsão é de que 5.300 estudantes de escolas públicas e privadas participem, o dobro do total e participantes do ano passado (2.079).

O governador Rafael Fonteles destacou os investimentos na área do esporte. “Nós falamos nisso na campanha: política de saúde pública e segurança pública têm que apostar no esporte. É uma maneira que investimos e, com pouco recurso, geramos um impacto enorme na sociedade”, frisou o governador.

Rafael Fonteles durante o lançamento dos Jogos Escolares Piauienses 2023 (Fotos: Régis Falcão)

O Governo está apostando muito nos Jogos Escolares, além do esporte amador, com bolsa atleta, e no esporte profissional, apoiando o futebol, masculino/feminino e também outras modalidades esportivas. “Somando todos estes investimentos mais de R$ 10 milhões”, disse o governador.

O evento ocorrerá em vários espaços esportivos da capital e contará com a participação de estudantes de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Nas paralimpíadas, poderão participar alunos na faixa etária de 11 a 17 anos das escolas públicas e particulares regulares.

A secretária de Esportes Josiene Campelo falou sobre a importância dos JEPs na integração do esporte com a educação. “Os jogos escolares vai muito além de uma competição esportiva. Dá qualidade de vida para nossas crianças e nossos jovens, como também, inclusão social e o espírito esportivo. É muito importante essa integração entre a educação e esporte. É um reflexo positivo na vida escolar desses jovens, como também na formação de cidadãos. Esse ano, ampliamos os jogos escolares”, exaltou a secretária.

Em 2022, o Piauí não participou das Paralimpíadas Escolares em nível nacional, mas em 2023 serão 32 inscritos. O secretário da Seid, Mauro Eduardo, enalteceu sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência nos jogos escolares e, futuramente, a representação do Piauí nas paralimpíadas escolares. “Primeiro, sabemos que o esporte é um instrumento de inclusão social e faz com que as pessoas com deficiência melhorem a sua autoestima. Estamos muito felizes com esta ação, porque nós sabemos que as pessoas com deficiência, principalmente, quando participam das paralimpíadas nacionais e internacionais, sempre trazem grandes medalhas para o país. O que buscamos é mostrar que a deficiência não é sinônimo de incapacidade, enfatizou.

Emily Vitória, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Joca Vieira, em Teresina, falou sobre a importância de participar como atleta de handball. “”Em 2021, participei do meu primeiro JEP e trouxe medalha de bronze para o Piauí. Desta vez, pretendo trazer uma melhor. A minha inspiração foi quando meu professor chegou na escola Deoclécio Dantas apresentando este esporte. Nos primeiros treinos, comecei a gostar e me identifiquei bastante””, disse a atleta.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, falou sobre os investimentos da Seduc na locomoção e estadia dos estudantes do interior que irão participar dos JEPs. “Os jogos escolares piauienses são uma ação em conjunto da Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes, e do Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). O esporte é uma chave para que possamos gerar a cultura de paz e da não-violência nas escolas”, disse o gestor.

O investimento da Seduc nos jogos é de R$ 1,4 milhão, recurso usado no transporte, na alimentação, na premiação, no deslocamento, na hospedagem dos alunos para todas as etapas dos jogos escolares piauienses.

Nas etapas nacionais, os Jogos da Juventude (JUV) vão acontecer em Ribeirão Preto (SP), de 1 a 16 de setembro. Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), acontecem em novembro, mas ainda sem local definido. As Paralimpíadas Escolares Regionais vão ocorrer em Belém (PA), de 8 a 12 de agosto; e a Paralimpíada Escolar Nacional, em São Paulo (SP), em novembro de 2023.

Tags: , , , , , , ,