O Ginásio Verdão está de volta. Graças à uma solicitação feita pela secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), um dos maiores palcos esportivos do estado está passando por reformas para reabrir para realização de eventos já a partir da próxima terça-feira, dia 27 de junho.
A ideia, segundo a secretária Josiene Campelo, é dar continuidade para a utilização do Verdão, voltando às atividades normais, como forma de contemplar atletas de diferentes modalidades, como futsal, basquete, vôlei. E a programação para reabertura do Verdão acontece com a realização dos Jogos Escolares Piauienses 2023 (JEPI’s).
Todo o trabalho será feito através da Secepi com uma Parceria Público-Privada (PPP). A obra conta com inclui reparos no teto, arquibancadas, piso e pintura. O projeto solicitado pela Secepi foi estruturado pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), com o objetivo de melhorar a infraestrutura e garantir manutenção e operação de qualidade do ginásio, com previsão de investimentos superiores a R$ 6 milhões ao longo de vinte anos.
“Nós tivemos esta ideia com o objetivo de revivermos grandes momentos no que consideramos uma das maiores praças esportivas não só de Teresina, mas de todo o estado. Nossa intenção, com a volta do Verdão, é realizar grandes partidas de futsal, de vôlei, de basquete…realmente movimentar o espaço, como nos tempos áureos do Verdão. Até porque, todos nós que fazemos parte do Governo do Estado, sob o comando do governador Rafael Fonteles, temos como meta registrar resultados positivos em benefício da população”, afirmou a secretária Josiene Campelo.
A revitalização do ginásio conta com o apoio de todas as federações esportivas do Piauí que ganharão salas especializadas e serão prioridade na utilização do local. A PPP prevê ainda um plano de formação de atletas específico para os alunos da rede pública estadual, viabilizando a prática esportiva profissional para inúmeros jovens do estado. O investimento que será feito segundo Samuel Nascimento, secretário de Administração, “é visto como uma oportunidade de novos espaços para o esporte, principalmente. Vamos começar com a abertura dos Jepis, um evento esportivo que já faz parte do calendário escolar, estimulando a cultura desportiva na sociedade”.