Dia Mundial da Capoeira celebra essa expressão cultural 100% brasileira

No Dia Mundial da Capoeira, 5 de julho, comemoramos a multifuncionalidade dessa modalidade esportiva que vem se adaptando ao estilo brasileiro com mistura de dança, música e poesia.
No Piauí, a capoeira tem ocupado espaços públicos em comunidades, escolas e clubes. Segundo Mestre Touro, presidente da Associação de Capoeira Raízes do Brasil, vice-presidente da Federação de Capoeira do Piauí e Educador Físico da Secretaria de Estado dos Esportes – Secepi, cerca de dez mil pessoas praticam a modalidade no estado.

Mestre Touro conta que a capoeira no Piauí cresceu bastante da década de 1980 para os dias atuais. “Antes tínhamos três grupos e hoje, só em Teresina, existem mais de 20 grupos de capoeira. Muitos grupos com a qualificação técnica muito boa. E, enquanto esporte, trabalhando o lado da competição, criamos um chaveamento no modelo do futebol, prezando por alguns fundamentos da capoeira para impulsionar a evolução da modalidade. Esse sistema criado dentro do nosso estado está ecoando para vários outros estados”.

Falando do cenário nacional, a capoeira do Piauí está entre as dez primeiras do ranking com relação a melhor qualidade técnica. Com destaque para o grande volume de eventos na formação de profissionais e praticantes através de cursos e intercâmbios, com profissionais ministrando qualificações dentro e fora do estado.

A capoeira é dança ou luta?
Quando perguntado sobre a função da capoeira, Mestre Touro conta que na verdade onde você colocar a capoeira, ela funciona. Se é pra fazer a dança, existe o trabalho do lado cultural da capoeira com as danças regionais de cada local quando vamos fazer nossos batizados, que são as trocas de graduações.

O mestre explica, ainda, o trabalha cultural do esporte. “Funciona na parte educacional, na parte social, com a socialização que interfere positivamente na parte da saúde mental. A capoeira trabalha não somente com a questão da performance, mas existem pessoas que vão praticar capoeira para aliviar o estresse do dia a dia. Trabalha a musicalidade e a poesia, por que as músicas cantadas na capoeira são compostas pelos próprios capoeiristas. Os instrumentos são confeccionados pelos próprios capoeiristas”.

Como política pública, a prática cultural educativa da capoeira visa a socialização dos praticantes da modalidade; a prevenção quanto ao envolvimento de crianças e jovens com situações ilícitas e para adultos e idosos funciona ao exercitar essa faixa etária dando condição de independência para eles através da capoterapia.

A perspectiva de ampliação do alcance da capoeira dentro do Piauí empolga os capoeiristas e profissionais envolvidos com a modalidade. De acordo com Mestre Touro, estão sendo trabalhadas possibilidades de aproveitamento de alguns espaços geridos pela Secepi para implantar alguns núcleos por ser uma modalidade barata de se implantar e chega nas periferias, nos lugares de difícil acesso para outras modalidades e a capoeira consegue chegar.

Tags: , , ,