Piauí conquista 14 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)

Encerrando a primeira fase dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizada em Brasília, os atletas piauienses das modalidades judô, karatê, vôlei de praia, atletismo e xadrez já estão de volta para casa com 14 medalhas na bagagem. Oito de ouro, uma de prata e cinco de bronze, nas modalidades judô, karatê, vôlei de praia, atletismo e xadrez.

As medalhas foram conquistadas pelos atletas Samuel Evandro, Maicon Douglas, Pablo Victor, Yasmin Carvalho e Jeissiara Gomes, no judô; Ana Laura Figueiredo no Karatê, José Ernandes no atletismo e a dupla Adriana e Maria Eduarda no xadrez.

José Ernandes, ouro nos 100m com barreiras disse ter gostado muito da experiência “Treinei muito neste ano e agradeço aos meus professores por essa vitória”, disse o atleta. Perguntado sobre seus planos para a próxima competição, ele revela que o próximo projeto é treinar para alcançar a classificação nas seletivas estaduais e medalhar nos Jogos da Juventude de 2024.

Adriana Alves, medalhista de ouro, aluna do Ceti Gayoso e Almendra e moradora da localidade Frecheiras, na zona rural de Batalha-PI, falou da participação nos jogos. “É uma emoção muito grande. Não imaginava chegar tão longe. Mas, foi muito treino, muita dedicação. Fiquei muito feliz por essa conquista enorme no JEBs”, disse a atleta.

A dupla do Ceti na conquista do lugar mais alto do pódio, Maria Eduarda, estudante da Escola Municipal Mário Faustino, no bairro Pedra Mole, em Teresina, comentou sua vitória. “Foi muito gratificante ganhar essa medalha ao lado da Adriana e poder dar orgulho a todo mundo que estava torcendo por nós”, declarou a medalhista.

“As vitórias cumprem a expectativa da equipe da Secretaria dos Esportes (Secepi) de que nossos atletas obtivessem um ótimo desempenho, com a conquista do volume de medalhas alcançado”, comemorou a secretária dos Esportes, Josiene Campelo.

A gestora comentou que o resultado dos piauienses nos JEBs demonstra a força e talento dos atletas do estado. “Já são 14 medalhas, apenas nos três primeiros dias de competição. Nossa intenção é cada vez mais investir e incentivar na formação de novos atletas e os nossos Jogos Escolares, o JEPIs, têm grande importância nisso. Este ano já ampliamos para os municípios, como também para nossos atletas paralímpicos. É isso que queremos, inclusão e participação de todos”, disse Josiene.

O Piauí participará em 15 modalidades nos Jogos Escolares Brasileiros que teve início dia 26 de outubro e vai até o dia 9 de novembro.

Tags: , , , , ,

 

Leia Também