O Projeto Olímpico Escolar (Proesc), desenvolvido pela Secretaria dos Esportes do Estado, levou os estudantes do Ceti Helvídio Nunes para uma experiência olímpica no Centro de Treinamento da Federação de Badminton do Piauí.
O projeto é uma iniciativa, patrocinada pelo Governo do Estado, que tem como finalidade a implementação de esportes olímpicos de alto rendimento nas escolas públicas estaduais de tempo integral. Nessa primeira edição dois esportes estarão no foco de aprendizados: o tênis de mesa e o badminton.
As duas primeiras escolas contempladas para o projeto são: Ceti Elvidio Nunes, na zona Norte, e o Ceti Moaci Madeira Campos, na zona Sul da capital.
“Esse projeto da Secepi é uma ferramenta social que tem como objetivo principal dar acesso aos estudantes da rede pública de ensino de todas as microrregiões do nosso estado, um primeiro contato com esportes que, historicamente, não são de acesso ao grande público”, explica a secretária dos Esportes, Josiene Campelo.
Para o coordenador do projeto, Edilson Silva, o projeto visa trazer o esporte olímpico para dentro das escolas. “A gente tem a oportunidade, por meio da Secretaria dos Esportes, de trazer nossos alunos para verem, estarem dentro do próprio centro de treinamento de badminton. A gente quer que esse projeto se amplie para mais escolas”, disse.
A aluna Raíssa Silva, comentou a oportunidade de participar do projeto olímpico. “Para mim está sendo uma experiência maravilhosa, já que na escola nunca tivemos. Achei bem interessante e participei”, revelou.
Para Ernesto Sousa, aluno do Helvídio Nunes, a ação “além de ser muito interessante e muito importante ao incentivar o jovem a praticar esporte, nos dá ânimo. Às vezes, a gente fica muito parado na escola no ensino integral, passamos o dia inteiro estudando, sentado na sala de aula. Quando chega um projeto desses você pode descobrir um talento, alguém que se saia muito bem nesse esporte e pode ter uma carreira nele”, disse.
Tags: esporte, esportes, josiene campelo, Piaui, Rafael Fonteles, SECEPI