O atleta João Pedro da Costa, da equipe piauiense que disputa as Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2023, em São Paulo, conquistou, nesta quinta-feira (30), a medalha de ouro no atletismo sub-14. O atleta ganhou, também, o terceiro lugar no salto em distância, ficando com a medalha de bronze na classe T20.
Com a vitória, o Piauí sobe ao lugar mais alto do pódio na primeira participação de uma delegação do estado em campeonatos nacionais paralímpicos. O caminho de João Pedro até o ouro iniciou na classificação, ganhando bronze nos 800m e nos 150m nos Jogos Escolares Piauienses 2023, que pela primeira vez, teve a inclusão do paradesporto na competição.
“Estou muito feliz com esse resultado. Fizemos a seletiva e a inclusão, pela primeira vez, nos JEPIs. Quero agradecer à Secretaria da Educação (Seduc), à Secretaria para inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) pela grande parceria que fizemos este ano nos Jogos Escolares. E agora obtendo esses grandes resultados”, comentou a secretária dos Esportes, Josiene Campelo.
Com índice técnico de quase 98%, e com apenas 13 anos de idade, João Pedro entra para a história como o vencedor do primeiro ouro paralímpico escolar do Piauí, honrando sua cidade natal, Monsenhor Gil, e o Piauí.
Comentando a conquista, Fátima Silva, mãe do João Pedro, declarou que Pedro é um filho maravilhoso, educado e feliz. “Tenho muito orgulho do meu filho”, disse Fátima.
A etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023 será no período de 27 de novembro a 2 de dezembro. A competição envolve 1.800 atletas dos 26 estados e do Distrito Federal em disputas de 13 modalidades.
Tags: esporte, esportes, Jogos Escolares, josiene campelo, Piaui, Rafael Fonteles, SECEPI, seduc