O projeto Capacita Piauí, realizado pela Secretaria dos Esportes (Secepi), qualificou cerca de 50 profissionais do desporto no município de Campo Maior, no período de 21 a 23 de maio. O evento reuniu árbitros, instrutores de futebol e estudantes de Educação Física em aulas teórica e práticas.
Os participantes dos cursos foram capacitados em regras e arbitragem, movimentação, leitura de jogo, condução da partida, controle dos jogadores, e procedimentos padrão, além de treinamentos práticos com aplicação das normas.
Campo Maior possui três associações de árbitros, a Verdes Carnaubais, a Associação Campo Maior e a Heróis do Jenipapo. Juntas elas somam cerca de 70 profissionais que atendem cidades da região dos Canaubais, como Nossa Senhora de Nazaré, Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco, Juazeiro, Cabeceiras, Boa Hora, Boqueirão, Capitão de Campos, Cocal de Telha e a zona rural de Campo Maior.
“O Capacita tem uma importância enorme para reciclar o conhecimento dos profissionais. Além das atualizações das regras do futebol brasileiro também propicia um jogo mais justo porque o árbitro estará mais qualificado”, comentou Weslley Paz, organizador do evento.
Florindo Castro, coordenador e ministrante do curso, explica que o objetivo da Secretaria dos Esportes é fornecer uma formação sólida e abrangente em arbitragem de futebol e preparar os participantes para atuarem com competência e confiança. “Este curso é uma oportunidade única para quem deseja se profissionalizar e contribuir para a qualidade das competições esportivas em nossa região” , destaca Florindo.
Para participar da capacitação, os interessados devem ficar atentos aos sites oficiais do Governo do Estado (www.pi.gov.br) e da Secretaria dos Esportes (portal.pi.gov.br e @esportes.pi) onde são divulgadas as informações das cidades e datas do Capacita Piauí.
Tags: esporte, esportes, josiene campelo, Piaui, Rafael Fonteles, SECEPI