A Secretaria dos Esportes do Estado (Secepi) está oferecendo cursos de capacitação em arbitragem em vários municípios do interior do estado. Nesta quinta-feira (30) será em Murici dos Portelas, e sexta-feira (dia 1º de junho), o curso será realizado em Angical.
O curso busca proporcionar oportunidade para os envolvidos com esportes que desejam se qualificar na área. “Este curso faz parte de um esforço contínuo da secretaria para promover o desenvolvimento esportivo e melhorar a qualidade das competições locais”, explica o superintendente da Secepi, Pedro Rodrigues.
Entre os módulos oferecidos estão as regras gerais dos esportes, ética na arbitragem e a importância da postura e comportamento do árbitro durante as competições. Os cursos incluem, ainda, simulações práticas de arbitragem, análise de vídeos de jogos e palestras.
Desde a sua criação, a Secretaria dos Esportes tem investido significativamente na formação de novos árbitros. Em 2023, o Capacita Piauí foi realizado nos meses de novembro e dezembro, percorrendo sete municípios e capacitando 207 pessoas. Em Batalha, formou 22 alunos; em Boa Hora, 40; em Beneditinos, 25; em São Miguel do Tapuio, 35 pessoas foram beneficiadas. Em Monsenhor Gil, 20 pessoas participaram da formação, em Parnaíba formou 40 alunos e em Caraúbas 25 alunos.
Em 2024, na primeira etapa do Capacita, já foram qualificados 39 profissionais em Campo Maior. Os cursos serão gratuitos e oferecerão material didático completo e certificados de conclusão para aqueles que cumprirem todos os módulos.
Em Murici dos Portelas, o curso ocorre no Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (Sindpesca), na Rua Benedita Costa, S/N – Centro. Já em Angical do Piauí, será na Casa da Cultura, na Rua Agnelo Ferreira, S/N.
Os interessados em participar devem ficar atentos às datas de inscrição e aos requisitos básicos para se candidatar. As informações são divulgadas nos sites oficiais do Governo do Estado (www.pi.gov.br) e da Secretaria dos Esportes (portal.pi.gov.br e @esportes.pi).
Tags: esporte, esportes, josiene campelo, Piaui, Rafael Fonteles, SECEPI