A atleta Creusa Angélica, que tem nanismo, está prestes a embarcar para os Estados Unidos, onde competirá no Crossfit Games adaptado, representando o Piauí e o Brasil. Com o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio das Secretarias dos Esportes (Secepi) e para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), a esportista garantiu as passagens e segue para a competição que será realizada em setembro, no Texas.
Creusa já conquistou etapas importantes no campeonato, vencendo as duas fases anteriores no Crossfit Open, realizado em abril. No Crossfit Games adaptado, ela competirá na categoria de baixa estatura, destacando a visibilidade e inclusão proporcionadas pelo evento, que também conta com atletas cadeirantes e amputados, entre outras categorias do adaptado.
“Estou muito contente com o apoio que recebi das secretarias e também por saber das oportunidades que o Governo do Estado oferece aos atletas. Estarei atenta aos próximos editais de programas da Secretaria dos Esportes para continuar essa parceria iniciada com esse apoio fundamental, principalmente por bancar a parte mais cara, que são as passagens para eu competir no Games”, afirmou Creusa.
A expectativa da atleta em relação ao seu desempenho é positiva. “Minha meta é representar bem o Piauí e o Brasil e trazer a medalha de ouro”, declara. A preparação intensa inclui treinos diários, alimentação balanceada e sono regularizado, fatores que a deixam confiante para a competição.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou a importância do apoio. “Recebemos nossa atleta Creusa, a primeira atleta a representar o Brasil na categoria baixa estatura no Crossfit nesse campeonato mundial nos Estados Unidos e, claro, com o apoio do Governo do Estado. É a integração das secretarias para fomentar e descentralizar o esporte, oportunizando atletas como a Creusa”, acrescenta a gestora.
Mauro Eduardo, secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, ressaltou a determinação do governador Rafael Fonteles em incentivar o esporte paralímpico. “A Creusa é uma atleta com nanismo e estará representando nosso estado e nosso país nos Estados Unidos. Ficamos felizes em apoiar porque sabemos a importância do esporte paralímpico na reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência”, disse o gestor.
Tags: esporte, esportes, josiene campelo, Piaui, Rafael Fonteles, SECEPI