A visita fez parte da programação do Projeto Dançando na Praça, realizado no bairro Alto Alegre, em Teresina.
A praça do bairro Alto Alegre, na zona norte de Teresina, foi palco, nesta terça-feira (9), de uma aula especial de zumba marcada pela presença da secretária dos Esportes, Josiene Campelo. A visita fez parte da programação do Projeto Dançando na Praça, realizado desde 2022 e que tem como objetivo promover saúde e bem-estar por meio da dança.
O projeto reúne cerca de 120 alunos todas as terças e sextas-feiras, a partir das 19h. Com dois professores à frente das aulas, o Dançando na Praça tem sido uma iniciativa de inclusão, lazer e promoção da saúde física e mental.
A aula desta terça teve um significado especial, foi realizada em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e pela valorização da vida. A proposta reforça a importância da atividade física como aliada na promoção da saúde mental.
De acordo com Rafael Nascimento, idealizador do projeto, a iniciativa surgiu por meio de amigos e parceiros do próprio bairro, de forma voluntária. “Foram chegando mais pessoas, porque além de gerar bem-estar, o projeto traz saúde para todas as pessoas que participam. Aqui, as pessoas se movimentam, se divertem e criam vínculos. Tudo isso ajuda a aliviar o estresse e fortalecer a autoestima”, destacou o coordenador do Dançando na Praça.

Josiene Campelo elogiou a iniciativa e reforçou o compromisso da gestão frente à Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi) com projetos que promovem qualidade de vida. “É emocionante ver como a dança transforma vidas. O Dançando na Praça é um desses exemplos. Um espaço de acolhimento, saúde e alegria. A Secretaria dos Esportes está aqui para apoiar e fortalecer ações como essa”, afirmou a secretária.

Entre os participantes, a energia contagiante da aula e o clima de solidariedade marcaram a noite. Maria de Jesus França, aluna do projeto há cinco meses, compartilhou sua experiência. “Depois que comecei a dançar aqui, minha vida mudou. Me sinto mais leve, as dores nos joelhos acabaram e fiz muitas amizades, essa é a melhor parte. É como se cada passo fosse uma forma de cuidar de mim mesma”, acrescentou a moradora.

Nina Campos, que participa há três meses, também ressaltou os benefícios emocionais. “Eu vim a primeira vez acompanhar meu filho na atividade física passada pela psiquiatra dele. E a parte do convívio social, encontrar novas amizades me faz muito bem”, destaca a participante.

Tags: aSecepinãopara, esporte, esportes, josiene campelo, Piaui, Rafael Fonteles, SECEPI