Secepi participa do Fórum Nacional de Secretários de Esportes em São Paulo

A Secretaria dos Esportes do Piauí participou da XII Reunião do Fórum Nacional dos Secretários de Estado do Esporte, realizada dentro da programação oficial da COB EXPO, no dia 29 de setembro, em São Paulo. O evento faz parte das maiores discussões do cenário esportivo brasileiro, entre a esfera federal e entidades privadas do sistema nacional do esporte.

De acordo com o COB (Comitê Olímpico do Brasil), o objetivo da atual gestão é a melhoria do desenvolvimento do esporte em cada unidade federativa desse país, a partir da imersão nos esportes olímpicos da América Latina.

No Fórum, dentre as pautas tratadas constou a formação ou manutenção da comissão especial de jogos educacionais, apresentação do Jogos da Juventude: Desafios e oportunidades e balanço da gestão do fórum do último biênio.

Representando a secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, o assessor técnico Reginaldo Fonseca relata as pautas tratadas. “A partir da análise da preparação dos jogos deste ano, fizemos alguns ajustes necessários para a etapa de 2024. O COB apresentou a programação e anunciou a sede, será Blumenau–SC, com previsão de abertura no dia 13 de novembro, para não chocar com eleições e Enem, já que nossos atletas são, também, estudantes na faixa etária de prestar o exame”, disse.

Segundo Reginaldo, o Comitê custeará para o próximo ano os uniformes das equipes das modalidades coletivas e fará um incremento de números de atletas em algumas modalidades, como a natação em águas abertas. E também irá apresentar um caderno de encargos para o evento de 2026, quando os estados já podem estar se candidatando para ser sede dos jogos escolares brasileiros.

Com relação ao Fórum, Fonseca conta que trataram dos Jogos Escolares Brasileiros, com data de realização de 26 de outubro a 9 de novembro próximos. Estavam presentes representantes de 25 estados que colocaram a falta de previsão orçamentária para levarem suas equipes.

“Então, foi realizada uma consulta, e oito estados declararam que poderiam arcar com as despesas e levar suas delegações por conta própria. Seis precisariam parcialmente de alguma ajuda do COB e outros treze estados se manifestaram pela necessidade da ajuda plena para enviar suas delegações, caso do Piauí. E para não prejudicar os atletas com o adiamento ou cancelamento dos jogos, o Ministério dos Esportes anunciou que vai arcar com as despesas de participação desses últimos estados”, disse o assessor.

Na ocasião, ainda foram eleitos os membros eletivos do Fórum para as funções de presidente, vice-presidente e secretaria executiva e vice-presidentes regionais, sendo um para cada região do país. Quando foram eleitos, Júlio César Ribeiro, secretário do Distrito Federal; Júlio César Nunes, do Rio Grande do Norte, Naldir Lopes, do Maranhão e Luciano Flávio de Pernambuco, respectivamente.

Tags: , , , , ,