A delegação piauiense de futsal embarcou na tarde de hoje, 17, para disputar o Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17 que acontece na cidade de Salvador, na Bahia, no período de 17 a 27 de novembro. Participam da competição as equipes feminina e masculina, com um total de 20 atletas.
A classificação para o Campeonato foi conquistada durante os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), evento promovido pelo Governo do Estado por meio de parceria entre as secretarias de Estado dos Esportes (Secepi) e da Educação (Seduc). Mas, por se tratar de modalidade não olímpica, as equipes não puderam participar dos Jogos da Juventude, realizados no mês de setembro em Ribeirão Preto (SP). Para compensar, foi organizado o campeonato que acontece na Bahia.
“Para fazer uma correção, dar oportunidade às escolas que foram classificadas, e vendo a importância do futsal nas escolas e no Brasil, o Ministério do Esporte e o Governo da Bahia se propuseram a realizar o campeonato brasileiro da modalidade de 15 a 17 anos com os campeões das etapas escolares. Então, foi para corrigir e para dar oportunidade às escolas que foram classificadas”, explica Manoel Batista, chefe da delegação.
Na fase classificatória do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar sub-17, as equipes piauienses farão três jogos. Caso fiquem entre os quatro melhores posicionados, irão para semifinal e, posteriormente, para a final. Se não conseguirem estar entre os quatro melhores, disputarão do 5º ao 8º lugar. A disputa do feminino será na segunda divisão e do masculino, na terceira.
Ambas as equipes são de escolas públicas estaduais. A feminina, da cidade de Piripiri, do CETI José Narciso. A masculina, de São João da Fronteira, do CETI São João Batista.
Jurandir Marques, representante da Seduc na delegação, falou da expectativa dos estudantes com a experiência. “O recebimento da notícia da classificação desses times vindos do interior e que mostraram um índice muito alto nos jogos escolares piauienses está muito grande. Com certeza, irão fazer um bom trabalho em Salvador, representando bem nosso estado”, disse.
Tags: esporte, esportes, josiene campelo, Piaui, Rafael Fonteles, SECEPI