Dez mil estudantes do Piauí participam do maior evento de esporte escolar do estado

O governador Rafael Fonteles abriu, nesta quinta-feira (27), no Ginásio Verdão, em Teresina, a etapa estadual dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) 2024, o maior evento esportivo do estado. Cerca de dez mil estudantes entre 11 e 17 anos de escolas públicas e particulares do Piauí participam da competição, superando a expectativa que era de seis mil atletas. O evento será realizado de 27 de junho a 7 de julho em várias escolas da capital.

“O apoio ao esporte começa na escola. Desde o ano passado reforçamos e ampliamos os JEPIs. É uma medida importante para a formação desses alunos e para descobrir grandes talentos que vão estar futuramente no esporte profissional”, destacou o governador.

Os atletas vencedores dos JEPIs representarão o Piauí em competições nacionais, como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e os Jogos da Juventude (JUV). Rafael Fonteles frisou que o Piauí pretende ficar entre os cinco melhores do país. “Já ficamos no top 10 dos Jogos Escolares Brasileiros. A meta, agora, é ficar no top 5″, afirmou o governador.

Na solenidade, Rafael Fonteles acendeu a pira olímpica com a tocha, recebida das mãos dos atletas Sophia Campelo, Lucas Manuel, Luiz Gonzaga, Raissa Neres, Ívina Vieira, Jeissiara Vidal, Ana Laura e Beatriz Silva.

As competições deste ano envolvem 22 modalidades esportivas, como atletismo, basquetebol, futsal, judô, voleibol, entre outras. A novidade desta edição é a inclusão das modalidades esgrima, tiro com arco, triathlon e natação em águas abertas.

O atleta José Ribamar, de 15 anos, estudante da Escola Estadual Irmã Maria Simplício, em União, destacou a importância dos JEPIs para divulgação do seu esporte, o wrestling (luta olímpica) . “É uma grande oportunidade para mim, mas também para promover o esporte. Ele é novo no Piauí, mas já tem conseguido bons resultados”, disse o estudante e atleta.

A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou a ampliação das modalidades. “Todo ano vem com essa ampliação para que a gente possa oportunizar cada vez mais alunos atletas. Essa é a integração entre a Secretaria da Educação e dos Esportes, levando e oportunizando todas as modalidades esportivas”, afirmou a gestora.

“Costumo dizer que quando o esporte e a educação jogam juntos, todo mundo sai ganhando, é um golaço. Porque o esporte fomenta a formação socioemocional e cidadã dos nossos jovens”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Paralimpíadas

Além dos JEPIs, também foram lançadas as Paralimpíadas Escolares 2024, que promove a inclusão e a prática esportiva para alunos com deficiência. Nesta edição, serão quase 100 atletas paralímpicos participando das modalidades de atletismo, natação e bocha.

“A nossa expectativa é que a gente possa ter entre 20 e 30 atletas paralímpicos do Piauí participando da etapa nacional que será em novembro, em São Paulo”, afirmou o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

“Eles podem trazer medalhas para o estado, como ocorreu com a modalidade de parabadminton, onde o Piauí foi medalha de bronze no Campeonato Norte-Nordeste, realizado no Ceará”, frisou o secretário, destacando que o Governo do Piauí apoia os atletas por meio do Bolsa-atleta Paralímpico.

 

Leia Também