Parceria com a Uespi ofereceu atendimentos gratuitos a mais de 100 pessoas da região unindo práticas corporais e cuidados multidisciplinares.
Em comemoração ao Dia do Educador Físico, celebrado nesta segunda-feira (1º), o Centro de Artes Marciais Sarah Menezes recebeu ação de saúde e bem-estar para a comunidade. Realizado em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da equipe multidisciplinar do Programa de Residência em Saúde da Família, o evento reuniu mais de 100 pessoas durante a manhã e ofereceu uma vasta gama de serviços gratuitos.
A população teve acesso a atendimentos como ventosaterapia, teste de glicemia, verificação da pressão arterial e orientações com profissionais de diversas áreas, incluindo nutricionistas, médicos, odontólogos, enfermeiros, psicólogos e educadores físicos. A programação também promoveu a prática de atividades corporais e dança, reforçando a importância do movimento para uma vida saudável.

Luana Almeida, coordenadora do Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, destacou que a iniciativa vai além da celebração da data. “A ação reforçou o papel do educador físico como agente de transformação social, aproximando a comunidade das práticas saudáveis e promovendo o bem-estar físico, mental e social em um ambiente de inclusão e convivência”, afirmou.
O evento foi idealizado pela professora Kátia Magaly Ricarte, docente da Uespi e preceptora da Residência Multiprofissional. Para ela, a parceria foi fundamental para o sucesso da ação. “O objetivo foi comemorar o Dia do Profissional de Educação Física e, ao mesmo tempo, chamar a atenção da população para a importância da atividade física como cuidado e bem-estar. O Centro Sarah Menezes é um forte parceiro porque nos ajuda com toda essa estrutura e já desenvolve grupos relacionados à saúde dos idosos e à saúde integral”, ressaltou a professora.

A secretária de Esportes, Josiene Campelo, elogiou a abrangência da iniciativa. “Esta parceria é um exemplo claro do nosso compromisso em aliar esporte e saúde. A ação de hoje ofereceu práticas integrativas complementares e exames essenciais realizados por profissionais da UBS do Saci. As orientações proporcionam conscientização sobre a saúde integral que todos devemos ter”, declarou a secretária.
Tags: aSecepinãopara, esporte, esportes, josiene campelo, Piaui, Rafael Fonteles, SECEPI