Foram ofertadas 50 vagas em parceria com a construtora Rivello
Nesta quarta-feira (18), o Sistema Nacional de Empregos (SINE), administrado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), realizou mais uma feira da empregabilidade, com oportunidades voltadas para o setor de construção civil.
José Barros Sobrinho, superintendente do Trabalho, Renda e Inclusão Social, pontuou que a feira facilita a seleção dos colaboradores: “A empresa se instala no nosso espaço, os interessados nas vagas vêm até o balcão e se candidatam. É uma oportunidade que o estado dá para o acesso ao mercado de trabalho”.
“O papel do SINE é oferecer possibilidades de inserção no mercado de trabalho e isso é feito através da nossa gerência. Ela busca exatamente fazer essa correlação. Todo trabalhador que queira assinar sua carteira e trabalhar de forma organizada e pontual pode comparecer e pleitear a vaga,” relata Marina Nery, gerente de intermediação de mão de obra.
A ação é feita em parceria com a construtora Rivello. Laila Luz, Analista de RH da empresa, destaca a importância de captar profissionais do mercado da construção civil: “Sentimos uma grande dificuldade em relação a esse mercado no sentido de contratar profissionais. Uma feira como essa proporciona, além da empregabilidade, a captação de mão de obra qualificada”.
Ao todo, foram ofertadas 50 vagas, distribuídas para os cargos de bombeiro, carpinteiro, eletricista, gesseiro, pedreiro, pintor, servente de obras e serralheiro. Moacir Alves, profissional da construção civil que se candidatou a vaga de pedreiro, pretende começar o ano novo com o pé direito no mercado de trabalho: “Quero começar o ano dando a volta por cima! Uma feira como essa é muito importante para sair do vermelho. A partir de janeiro, espero já estar com a farda”.
Um dos projetos da superintendência para 2025 é o lançamento de um feirão da empregabilidade. De acordo com o superintendente José Barros, a ideia é reunir várias empresas e trabalhadores no mesmo espaço para expandir essa perspectiva de contratação: “É mais uma ação do estado e da SASC com o intuito de facilitar o acesso ao mercado de trabalho”.