Sine ofertou  mais de 4.600 vagas de emprego em 2024

E foram quase mil pessoas foram efetivas com a intermediação do Sine

O Sistema Nacional de Empregos-Sine, administrado pela Sasc, ofertou, este ano, 4.673 vagas para o mercado de trabalho, encaminhou 4.300 para o mercado de trabalho, das quais 947 foram efetivadas, incluindo 270 mulheres e 124 jovens com ensino médio. O total de pessoas com deficiência encaminhadas para o mercado de trabalho foi de 181, sendo 21 efetivadas.

E essas pessoas também passaram por qualificação para inclusão no mercado de trabalho através de oficinas, workshops e palestras preparando-as para enfrentar os desafios profissionais e se destacarem em processos seletivos. A formação teve a participação de 109 pessoas e teve o apoio de empresas parceiras, para as quais o Sine promoveu o Café com as Empresas em que teve o objetivo de fomentar e fortalecer a importância da parceria com o órgão intermediador de mão de obra.

Outra ação realizada pelo Sine em parceria com empresas que ajudaram o trabalhador a ingressar ou voltar ao mercado de trabalho foi a feira da empregabilidade, com ofertas de vagas na área da construção civil. O evento teve o objetivo de aproximar as empresas do trabalhador e fomentar a geração de renda. O superintendente do Trabalho, Renda e Inclusão Social da Sasc, José Barros, conta que a construção civil foi o destaque na geração de emprego em 2024, ofertando centenas de vagas no Piauí.

Além de fazer a intermediação da mão-de-obra, o Sine orienta sobre a emissão da carteira de trabalho digital, mercado de trabalho e seguro-desemprego. Em Teresina, há o Sine Central, na rua Álvaro Mendes, 2090, no Parque Piauí, na Avenida Marechal Rondon, 139, no Dirceu, no Grand Dirceu Shopping, na avenida deputado Paulo Ferraz, Beira Rio, e um ponto de apoio no Show Auto Mall, na avenida João XXIII, 5335. Há ainda um posto de atendimento na Casa da Mulher Brasileira, na zona norte da capital. E no dia 23 de dezembro, será inaugurado um posto do Sine no Teresina Shopping.

E há postos do Sine nos municípios de São João do Piauí, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Picos, Valença,Uruçui, Parnaíba,Piripiri e Esperantina.

O trabalhador que não tiver o cadastro, pode comparecer a um dos postos levando carteira de trabalho física ou digital, RG, CPF,PIS ou Pasep, comprovantes de escolaridade e residência, carteira de habilitação e certificados de qualificação, caso tenha. E após o cadastro, o trabalhador receberá uma carta de encaminhamento para a vaga.

 

Leia Também