Integração entre a ADAPI e a UFPI proporcionam um intercâmbio de vivências, compartilhamento de experiências e aprendizado mútuo

Na manhã do dia 04 de agosto deste ano, foi ministrada uma palestra na Gerência de Defesa Animal da ADAPI, pela médica veterinária, Sandy Kelly S. M. da Silva. A palestra mostrou resultados relevantes sobre a presença de bactérias resistentes a antibióticos em animais silvestres e domésticos no Piauí. A pesquisa, trouxe resultados de extrema importância, os quais servirão de subsídios aos programas sanitários já desenvolvidos no estado. Na oportunidade recebemos a visita das pesquisadoras internacionais que participaram de um workshop voltado à conservação da fauna silvestre. As pesquisadoras Sharon Deem e Kathleen Apakupakul, do Saint Louis Zoo. As pesquisadoras participaram do workshop internacional “Advancing the Conservation of Wildlife through Molecular Diagnostics Training of Scientists in North and Northeast, Brazil”, voltado à formação de pesquisadores e profissionais no uso de ferramentas de biologia molecular para a conservação da fauna silvestre e foi realizado na Universidade Federal do Piauí.


Na reunião estavam presentes o Diretor Geral da ADAPI, João Rodrigues Filho, o Gerente de Defesa Animal (Dr. Idílio Moura), a Coordenadora de Defesa Animal da ADAPI (Dra. Simone Lima ), o Coordenador do Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos (Dr. Cléber Braga), a Coordenadora Estadual de Sanidade de Suídeos (Dra. Karoliny Mendonça), O Coordenador Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos (Dr. José A. das Neves Sobrinho), o Coordenador Estadual do Programa de Brucelose e Tuberculose (Dr. Janilson Lima), O Coordenador Estadual do Programa de controle da Raiva dos Herbívoros (Dr. Dário Magalhães), a Coordenadora da Vigilância epidemiológica da Adapi (Dra. Cecília M. Guimarães), a Fiscal estadual agropecuário da Adapi (Dra Thaís Valério Santos), assim como médicos veterinários convidados, o Laboratório de Vigilância em Epizootias da UFPI, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Animais de Interesse Regional (PPGTAIR), além da profa. Dra. Lílian Catenacci (UFPI), orientadora e coordenadora da pesquisa. A Professora Dra. Lílian Catenacci destacou a ADAPI como um importante colaborador de suas pesquisas. Estas atividades propiciam integração, troca de experiências, aprimoramento e aplicação do conhecimento para melhoria do serviço.

Tags: , , ,

 

Leia Também