Defesa Civil inicia o curso ‘Capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco’,

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) iniciou, nesta segunda-feira (25), o curso de capacitação em “Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico”. O curso é realizado em parceria com o Serviço Geológico do Brasil e ocorre até quinta-feira (28).

O objetivo é difundir o conhecimento ligado à percepção e mapeamento de riscos geológicos, buscando maior compreensão dos fenômenos geradores e potencializadores de risco e fortalecendo a capacidade de gestão de riscos e resposta a desastres naturais no país.

WhatsApp Image 2024-03-25 at 12.04.46 (3).jpeg

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, o curso irá qualificar o quadro técnico da Sedec para atender às grandes demandas que surgem principalmente no contexto das mudanças climáticas. “Esse é o primeiro passo no processo formativo que vai repercutir em toda a política de Proteção e Defesa Civil do estado, é o maior curso de qualificação já feito no campo do mapeamento e da percepção de risco  geológico. Apostamos firmemente em uma prevenção qualificada com o sistema estadual de proteção e defesa civil integrado e preparada para as adversidades”, diz.

WhatsApp Image 2024-03-25 at 12.04.46 (1).jpeg

O curso conta com a participação de Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil, órgãos como a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis (Sedramer), Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Corpo de Bombeiro, bem como pesquisadores de três instituições de ensino superior do estado que possuem suas pesquisas  direcionadas para a temática do desastre: Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

WhatsApp Image 2024-03-25 at 12.04.47.jpeg

Um dos palestrantes do curso, o pesquisador em Geociência, Sidney Barros, conta que o momento é importante para a troca de conhecimentos. “Passaremos conhecimentos para as pessoas que trabalham diretamente com riscos  geológicos, falar sobre como a gente  produz e como as pessoas poderão identificar em campo o que nós geológicos observamos, dando a visão de suscetibilidade, intervenção e ação nos momentos de desastres”, ressalta.

WhatsApp Image 2024-03-25 at 12.04.46 (2).jpeg

Para o professor do curso de geografia da UFPI, Suedio Meira, a capacitação permite um contato mais próximo com as metodologias que estão sendo aplicadas na questão de mapeamento e percepção de risco. “E no âmbito da geografia isso tem uma relevância ainda maior pois trabalhamos nessa interface entre a percepção da sociedade, aspectos sociais  e componentes mais físicos e ambientais, como a geologia. Assim, o curso capacita professores, pesquisadores e gestores a poderem olhar melhor para questões tão relevantes no contexto atual das mudanças climáticas”, explica.