Emgerpi na palestra – Diretrizes para o Desenvolvimento de Longo Prazo do Piauí

Diretrizes para o Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Piauí (DDLPI) – Este foi o tema da palestra ministrada, nessa segunda-feira (8), pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles. Gestores estaduais, políticos, líderes sociais e representantes de diversas instituições do setor produtivo estavam entre os convidados para a apresentação que o chefe do executivo estadual realizou para expor o novo Piauí que está trabalhando para estruturar.

O diretor-presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Adroaldo Reis, e o superintendente de gestão, Thyago Soares, estavam entre os gestores presentes. De acordo com eles, a Emgerpi é uma das estatais que contribuem para transformar o estado em um lugar mais desenvolvido por meio da gestão de pessoas e recursos governamentais.



No evento, realizado no Centro de Convenções de Teresina, Rafael Fonteles falou para mais de mil e duzentas pessoas a visão e planos que tem para atrair novos investimentos e transformar o Piauí num lugar com mais oportunidades. Na palestra o governador disse que “o novo Piauí virá das novas tecnologias e desenvolvimento das vocações” e também da sua grande obsessão, que é garantir que os piauienses tenham mais renda e qualidade de vida.


“A nossa grande ambição é o pleno emprego, a gente ter todas as pessoas na situação economicamente ativa trabalhando, como empreendedores ou funcionários, mas que tenha uma renda garantida para ter o sustento da sua família e uma qualidade de vida maior. Essa é a nossa grande obsessão. Pra isso temos que focar em áreas, estratégias e ter premissas que vão nortear a conduta dos agentes públicos, empresariais, das entidades da sociedade civil, para todo mundo falar a mesma língua”, explicou Rafael Fonteles.

A apresentação também serviu para Fonteles falar sobre a abertura econômica do estado para o mercado estrangeiro e demais resultados das (08) oito viagens internacionais que fez desde que assumiu o cargo.


Investimentos na educação serão prioridades nesta gestão. Conforme o governador é preciso promover “um choque educacional”, cujo foco deve ser a profissionalização da mão de obra no ensino médio. Entre os outros setores destaques na palestra estavam: Energias Renováveis; Indústria de Produtos Verdes; Mineração e Indústria de Produtos Minerais; Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Inteligências Artificiais (IAs); Agroindústria; Agropecuária; Agricultura Familiar, Serviços de Saúde e Educação; Biotecnologia e Bioeconomia, etc.

Por Adriana Carvalho

Tags: , , ,

 

Leia Também