. Diretoria

A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí S.A. (EMGERPI), criada através da Lei Complementar nº 83, de 12 de abril de 2007, é uma sociedade de economia mista, vinculada à Secretaria de Estado da Administração do Piauí (SEAD).  A empresa tem como objetivo gerir recursos humanos e patrimoniais, além de promover a capacitação do seu corpo funcional, contribuindo para o desenvolvimento do Estado do Piauí.

De acordo com o Estatuto Social, consolidado pela Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 04 de julho de 2019, entre outros objetivos da Emgerpi estão: capacitar, aperfeiçoar, absorver, redistribuir e ceder pessoal para órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, objetivando otimizar a utilização e o gerenciamento de recursos humanos do Poder Público Estadual e garantir-lhes a produtividade no exercício de suas atividades.

Diretor-Presidente: Adroaldo Araújo Reis

Compete a Diretoria presidencial (DP): representar a Emgerpi, ativa e passivamente. Dirigir, supervisionar, coordenar, inspecionar e controlar todas as atividades dos diferentes setores. Coordenar as atividades dos membros da Diretoria Executiva. Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto, as decisões da Assembleia Geral, do Conselho de Administração, da Diretoria e do Conselho Fiscal. Convocar a Assembleia Geral de Acionistas e Conselho de Administração e o Conselho Fiscal. Convocar as reuniões da Diretoria Executiva e usar o direito de veto sobre as deliberações da Diretoria, submetendo a decisão à apreciação do Conselho de Administração, que tomará a decisão final. Prover os cargos em comissão, observando o quadro de pessoal e a legislação pertinente, bem como admitir, lotar, promover, transferir, punir e dispensar empregados, constituir comissões ou grupos de trabalho, proceder à dispensa e designação para ocupação de cargo em comissão. Prestar aos órgãos competentes, nas esferas Federal, Estadual e Municipal, informações de natureza técnica, econômico-financeira ou qualquer outra, que venha a ser solicitada. Orientar e supervisionar a gestão administrativa e financeira da empresa. Fazer publicar o Relatório Anual de Administração e realizar procedimentos de liquidação de empresas, etc.

Diretora Administrativa, Financeira e Contábil: Clarice Castelo Branco Leite

Compete a Diretoria Administrativo, Financeiro e Contábil (DAFC): realizar o controle do fluxo de recursos da empresa. Praticar, em conjunto com o Diretor Presidente, os atos de movimentação financeira e representação da sociedade. Manter articulação com a Secretaria de Estado da Fazenda – Sefaz. Apresentar à Diretoria, ao final de cada exercício, o relatório das atividades operacionais, bem como o plano de trabalho para o exercício subsequente. Acompanhar as ações de elaboração das declarações fiscais da empresa, zelando para que tais obrigações sejam cumpridas nos prazos legais. Promover as retenções dos tributos de qualquer natureza, a cargo da empresa. Realizar o cadastramento dos bens móveis e imóveis da Emgerpi. Promover junto aos empregados e usuários a racionalidade e eficiência na utilização dos bens móveis e imóveis da empresa, bem como o uso racional dos materiais e insumos. Promover a aquisição de bens, equipamentos e o suprimento dos setores da Emgerpi. Observar as recomendações emanadas dos órgãos de controle interno e externo. Supervisionar a elaboração das demonstrações contábeis e dos relatórios gerenciais, que fazem parte dos processos de prestação de contas ao TCE. Elaborar relatórios gerenciais, planilhas e gráficos que demonstrem a situação patrimonial, econômico-financeira e compromissos da empresa, apresentando à Diretoria, para avaliação e tomada de decisão, etc.

Diretora de Gestão de Pessoas: Silvana Saraiva das Neves

Compete a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP): orientar e dirimir dúvidas quanto a aplicação da legislação relativa à administração de recursos humanos. Participar das reuniões da Diretoria Executiva, concorrendo para a definição de políticas a serem seguidas pela sociedade e relatando os assuntos da sua área. Subsidiar a Assessoria Jurídica com o fornecimento de informações técnicas e fáticas necessárias à elaboração da defesa da empresa em matérias relacionadas à administração de pessoal. Propor medidas referentes à atenção à saúde ocupacional e segurança do trabalho. Gerenciar benefícios e auxílios aos empregados da Empresa. Gerenciar as atividades de movimentação dos empregados, para órgãos do estado. Gerenciar o processo de capacitação dos empregados da empresa. Desenvolver estudos relacionados com a estrutura organizacional da Empresa, fluxos de trabalho e manualização de procedimentos. Manter articulação permanente com a Sead e com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), para realização dos comandos e acertos no processamento da folha de pagamento da Emgerpi. Providenciar os comandos dos encargos sociais, na forma da legislação do e-Social. Manter o diretor-presidente informado sobre a execução da política de pessoal da empresa. Realizar outras atividades compatíveis com a finalidade da Diretoria, etc.

Assessoria de Comunicação: Adriana Carvalho / Leonardo Coaracy

Presidente do Conselho de Administração da Emgerpi: Thyago José Pereira Januário