Equipe de Segurança e Saúde do Trabalho da Emgerpi conclui treinamento

Abril é o mês que busca chamar a atenção da população mundial para a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. E nesta quinta-feira (18), os integrantes da equipe de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) concluíram o Treinamento sobre Análise de Acidentes do Trabalho para os Órgãos Públicos do Estado do Piauí.

Realizado durante três dias, no auditório do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (CIASPI), o treinamento teve como foco ensinar como os profissionais de SST devem preencher o documento de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e também receber repassar orientações mais atualizadas sobre como prevenir os riscos de acidentes nos espaços de trabalho.

Por ser uma empresa que tem como missão gerir e redistribuir recursos humanos para os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, a Emgerpi vem trabalhando para garantir segurança e bem estar dos seus funcionários. Por este motivo, possui uma equipe de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) que é formada por oito (08) profissionais das áreas: medicina do trabalho, psicologia, técnico em segurança do trabalho, assistência social, além de coordenadoria e assessoria técnica.

Os dois principais objetivos das equipes de Segurança e Saúde do Trabalho é assegurar que os trabalhadores de empresas ou órgãos públicos exerçam suas funções em ambientes sem riscos de acidentes ou desenvolva alguma doença ocupacional, que consistem em patologia adquirida a partir do exercício das funções desempenhadas pelo trabalhador em sua profissão.

Uma das áreas da saúde que a Emgerpi considera importante para melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários é a psicologia organizacional. Por conta disso, a empresa possui uma psicóloga exclusiva para cuidar da saúde mental dos colaboradores.

“Essa iniciativa da Emgerpi em investir e se preocupar com a capacitação de seus colaboradores é fundamental para construir uma cultura de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Já a participação de profissionais de saúde e segurança do trabalho em eventos da área é essencial para o seu desenvolvimento profissional e também para a troca de experiências com outros profissionais”, explicou a psicóloga da Emgerpi, Janice Oliveira.

A Bianca Tourinho é a médica do trabalho da Emgerpi. Segundo ela a medicina do trabalho tem como foco garantir a promoção e a preservação da saúde do trabalhador. “Cursos que tratem do tema para a equipe e funcionários de uma maneira geral fortalecem o conhecimento sobre os temas de saúde ocupacional e orientam os fluxos e condutas dos servidores frente as adequações e realidades exigidas pela legislação vigente”.

O diretor-presidente da Emgerpi, Adroaldo Reis, considera essencial que os profissionais que atuam na área da segurança e saúde do trabalho atualizem, cada vez mais, seus conhecimentos conforme as indicações dos especialistas da área. “Além de gerir e capacitar pessoas, o foco desta gestão é desenvolver ações que estimulem os nossos funcionários a terem mais atenção com a qualidade de vida”, afirmou o gestor estadual.

Por Adriana Carvalho

Tags: ,

 

Leia Também