O diretor-presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Antônio Torres, esteve no seminário “Modernização Fiscal e Orçamentária: Perspectivas para a Qualidade do Gasto Público” que governo estadual criou para discutir sobre modernização fiscal e orçamentária com foco na qualidade dos gastos públicos.
De acordo com Antônio Torres, o seminário trouxe a discussão daquilo que deve ser o foco de todo gestor, que consiste em usar os recursos para obter bons resultados de gestão. E como podemos fazer isto? Usando as ferramentas tecnológicas adequadas para controlar e acompanhar gastos, respeitando sempre os tetos orçamentários alinhados com a realidade de cada órgão.
Alguns colaboradores da Emgerpi dos setores administrativo e de gabinete participaram do evento, que teve como finalidade consolidar o compromisso do governo estadual com uma gestão fiscal mais moderna e transparente.
Para a coordenadora de execução orçamentária da empresa, Alice Barreto, “o seminário foi uma oportunidade de conhecer as transformações que encontram-se em curso advindas da lei de qualidade fiscal do Piauí, que refere-se a uma série de medidas e leis que visam aprimorar a gestão fiscal e orçamentária do estado, com a finalidade de promover maior transparência, responsabilidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos (políticas públicas)”.
“Considero o evento um marco inicial para uma nova visão na elaboração da PLOA 2026 e 2027, que tem como meta principal que o Estado trabalhe com orçamento real”. No evento ouvimos palestrantes nacionais e internacionais que enriqueceram nossos conhecimentos”, disse o assessor do setor administrativo, Marcos David Castelo Branco.
O seminário acontece nos dias 25 e 26 de junho, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Este evento é uma inciativa do governo e realizado pelas secretarias de Planejamento (Seplan) e da Fazenda (Sefaz).
Texto: Adriana Carvalho/Fotos: Ranilza Pires
Tags: orçamento fiscal, seminario, tjpi