O arquivo geral da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) está oficialmente inscrito no Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). Ao compor a rede nacional de arquivos públicos, a empresa de economia mista passa a atua como entidade custodiadora arquivística no Estado do Piauí; fortalecendo a preservação da memória documental e a gestão adequada dos arquivos.

O Conarq trata-se de um órgão colegiado responsável por definir a política nacional de arquivos públicos e privados no Brasil, promovendo a gestão e preservação de documentos arquivísticos. Atualmente o arquivo geral da Emgerpi dispõe de uma massa documental bastante robusta (com mais de 8 mil caixas) e de extrema relevância para a história da gestão estadual e da formação do Piauí.
Por meio desse código no Conarq, a Emgerpi tem agora uma identidade que atende os critérios do sistema oficial dos arquivistas. De acordo com o diretor-presidente da Emgerpi, Antônio Torres, “esta é uma importante conquista do setor visto que dará mais legitimidade e credibilidade perante a gestão documental. Parabéns a cada colaborador do nosso arquivo geral pela dedicação e resultado!”

O setor de arquivo da Emgerpi tem como missão institucional receber e conservar sob custódia e classificação sistemática os acervos arquivísticos oriundos dos órgãos extintos do governo estadual.
Osmar de Sousa Carvalho é um dos arquivistas da Emgerpi. Para ele, o fato arquivo da empresa pertencer ao Conarq é motivo de orgulho. “Sentimos orgulho de pertencer ao conselho nacional de arquivos, pois isto nos dar uma identidade e visibilidade muito boa. Este registro também nos engrandece como arquivistas e mostra os esforços feitos através do nosso trabalho, bem como o apoio dado pela nossa coordenação e diretoria presidencial da Emgerpi”.

“Celebramos a realização desse cadastro, pois com essa inscrição a Emgerpi passará fazer parte da história nacional das entidades custodiadoras do Brasil, onde vai o permitir até mesmo acesso internacional do nosso acervo após essa interligação em rede no cadastro nacional das entidades custodiadoras. Nossos colaboradores estão de parabéns pelos trabalhos iniciados em 2007. Temos mais trabalho pela frente para a gente obter cada vez mais resultados no setor, sempre atendendo as normas do conselho.”, finalizou a coordenadora que explicou que o trabalho para cadastrar a empresa começou em 2025.

Entre os modos de reprodução do acervo estão: reprodução eletrostática (fotocópias), fotográfica, videográfica, transcrição de originais e digitalização. Quanto às condições de acesso aos documentos, à coordenadora do arquivo, Maria Aldenires Lima, explicou que ele é feito mediante solicitação formal e prévia ao setor responsável pela gerência dos documentos.
Além da Emgerpi, no Piauí, as instituições que integram o Conarq estão: Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça, Justiça Federal, Justiça Estadual e o Arquivo Público Estadual, ligado à Secretaria de Governo (Segov).
conarq — Conselho Nacional de Arquivos
Texto: Adriana Carvalho – Fotos: Arquivo Geral
Tags: arquivogeral, cadastro, conarq, emgerpi