Janeiro Branco: Emgerpi debate sobre Síndrome de Burnout

A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) realizou, nesta sexta-feira (16), a primeira roda de conversa de 2026 para falar sobre sobre saúde mental com foco na Síndrome de Burnout. A roda de conversa faz parte das ações adotadas pela direção da empresas para destacar a importância do Janeiro Branco, campanha que convida a sociedade a colocar a saúde mental no centro das prioridades.

A ação de saúde contou com a presença da médica do trabalho da Emgerpi, Bianca Tourinho e as psicólogas, Janice Pessoa e Rita Batista. Os funcionários presentes puderam entender mais sobre a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, que trata-se de um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico causado pelo excesso de trabalho.

O corrido na sala de reuniões da sede da Emgerpi, o evento também trouxe o debate entre os colaboradores sobre como identificara ansiedade e o estresse no cotidiano.

As palestrantes, que fazem parte da equipe de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da Emgerpi, iniciaram a conversa questionando os colaboradores com perguntas chaves, entre elas se sabiam identificar a diferença entre ansiedade, estresse e a Síndrome de Burnout.

Além de debater sobre as causas deste quadro de distúrbio emocional provocado nos ambientes de trabalho, o foca do debate foi incentivar as pessoas a buscarem ajuda profissional e até mesmo entender mais sobre os riscos da falta do autocuidado com suas próprias emoções.

Ao final da roda de conversa, a psicóloga Rita Batista falou da continuação das ações do ‘Mentes Ativas’ em 2026 , que é o projeto que a Emgerpi desenvolve há dois anos para atender o público interno da empresa, com destaque para os empregados com mais de 60 anos.

Texto/Fotos: Adriana Carvalho

Tags: , , ,

 

Leia Também